Crédito: Lucas Figueiredo / CBF
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) apresentou uma proposta de alteração no calendário do futebol brasileiro para 2025, com o objetivo de ajustar o calendário às novas datas do Mundial de Clubes. A principal mudança sugerida é o início do Campeonato Brasileiro em março, com uma pausa de um mês entre 15 de junho e 13 de julho, para a disputa do torneio internacional.
A medida, que ainda precisa da aprovação das federações e clubes, implicaria no início dos campeonatos estaduais mais cedo, a partir de 7 de janeiro. A proposta foi inicialmente divulgada pelo UOL e confirmada pelo Estadão.
Essa antecipação dos estaduais visa adequar o calendário à nova estrutura do Mundial de Clubes, que, com duração ampliada para um mês, contará com quatro times brasileiros. Como consequência, os clubes terão que remanejar jogos do Brasileirão que ocorreriam durante o torneio, aproveitando as datas Fifa para compensá-los.
A CBF também pretende manter a política de não realizar rodadas do Campeonato Brasileiro ou Copa do Brasil nas janelas internacionais, evitando os problemas causados pelas convocações, como ocorreu na atual temporada, quando as partidas do Brasileiro coincidiram com a Copa América. O vencedor da final da Libertadores de 2024, entre Atlético-MG e Botafogo, definirá os clubes brasileiros que disputarão o novo Mundial.
Com o calendário antecipado, os estaduais devem terminar antes das datas Fifa de março, entre 17 e 25 do mês, e o Campeonato Brasileiro de 2025 precisaria ser estendido até o final de dezembro para acomodar a pausa. Durante o intervalo, os clubes terão a opção de dar férias aos jogadores ou realizar viagens internacionais.