Crédito da Foto: MARCELO GONÇALVES/FLUMINENSE FC

O Fluminense protagonizou um feito memorável nesta segunda-feira (30), ao vencer a Inter de Milão por 2 a 0 no Bank of America Stadium, em Charlotte, nos Estados Unidos. Com gols de Germán Cano e Hércules, o Tricolor garantiu vaga nas quartas de final do Mundial de Clubes da FIFA e se consolida entre os oito melhores times do planeta.
A vitória pode abrir caminho para um reencontro com o Manchester City, atual campeão da Copa Intercontinental. A equipe inglesa enfrentaria ainda nesta segunda-feira o Al-Hilal, da Arábia Saudita, pelas oitavas de final. O vencedor deste duelo será o próximo adversário do Flu, na sexta-feira (4), às 16h (horário de Brasília), no Camping World Stadium, em Orlando.
Início arrasador do Flu garante vantagem no primeiro tempo
O Fluminense iniciou o jogo com postura agressiva e estratégica, utilizando um esquema com três zagueiros para espelhar a formação da Inter. E logo aos 3 minutos, abriu o placar: Martinelli brigou pela bola, Arias aproveitou sobra na ponta direita e cruzou com precisão para Cano, que cabeceou entre as pernas do goleiro Sommer.
A Inter tentou responder aos 10 minutos com uma boa jogada de Mkhitaryan e finalização forte de Dimarco, mas Fábio apareceu bem para evitar o empate. O Flu seguiu melhor, com mais uma boa chance em finalização de Arias e rebote desperdiçado por Samuel Xavier. Aos 38, Ignácio chegou a balançar as redes após boa trama aérea, mas o lance foi anulado por impedimento.
Segundo tempo de pressão italiana e brilho do veterano Fábio
A segunda etapa teve um panorama diferente: a Inter controlou mais a posse de bola, enquanto o Fluminense apostava nos contra-ataques. Arias, novamente, obrigou Sommer a uma defesa difícil em chute de fora da área.
O time italiano intensificou a pressão, principalmente com as entradas de Carlos Augusto, Sucic e Luis Henrique. A melhor chance surgiu aos 23 minutos, quando De Vrij perdeu um gol incrível dentro da pequena área. Lautaro ainda teve duas oportunidades claras, ambas paradas por Fábio — e na terceira, carimbou a trave.
Aos 48 minutos do segundo tempo, quando o jogo já caminhava para o apito final, o volante Hércules surgiu como elemento surpresa em contra-ataque rápido e, com categoria, finalizou de canhota para fechar o placar e decretar a classificação do Tricolor das Laranjeiras.
O que vem pela frente
Classificado, o Fluminense agora espera o vencedor do confronto entre Manchester City e Al-Hilal, que também se enfrentam em Orlando. Quem avançar encara o Flu na sexta-feira (4), às 16h. Do outro lado da chave, Chelsea e Palmeiras disputam outra vaga nas semifinais.
A Inter de Milão, por sua vez, dá adeus à competição e inicia o recesso de seu elenco para o próximo ciclo da temporada europeia.
Ficha técnica
INTER DE MILÃO 0 x 2 FLUMINENSE
Mundial de Clubes 2025 – Oitavas de final
30 de junho de 2025 | 16h (de Brasília)
Bank of America Stadium, Charlotte (EUA)
Gols: Cano (3’/1ºT), Hércules (48’/2ºT)
Árbitro: Ivan Barton (El Salvador)
Assistentes: David Moran (SLV) e Henry Pupiro (NIC)
VAR: Não divulgado
Cartões Amarelos: Asllani, Bastoni (INT); Cano, Freytes, Renê, Renato Gaúcho, Thiago Santos (FLU)
Inter de Milão: Sommer; Darmian, De Vrij, Bastoni (Carlos Augusto); Dumfries (Luis Henrique), Barella, Asllani (Carboni), Mkhitaryan (Sucic), Dimarco; Lautaro Martínez, Thuram (Esposito). Técnico: Cristian Chivu.
Fluminense: Fábio; Ignácio, Thiago Silva, Freytes; Samuel Xavier, Bernal (Thiago Santos), Martinelli (Hércules), Nonato (Lima), Renê; Jhon Arias, Germán Cano (Everaldo).
Técnico: Renato Gaúcho.