Crédito da Foto: AsCom / Dourado

Nesta segunda-feira (1º), Cuiabá e Botafogo-SP se enfrentam às 21h (horário de Brasília) – 20h no horário local – na Arena Pantanal, pela 14ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B. O Dourado tenta voltar ao G-4, enquanto o Tricolor paulista busca se afastar da zona de rebaixamento. A partida será transmitida pelo Disney+, e o ge acompanha em tempo real todos os lances.
O Cuiabá chega pressionado após derrota por 1 a 0 para o Coritiba, fora de casa, e acumula duas rodadas sem vencer. Mesmo assim, a equipe mato-grossense ocupa a 6ª colocação, com 18 pontos, e uma vitória em casa pode recolocá-la na briga direta pelo acesso.
Do outro lado, o Botafogo-SP vem de vitória por 1 a 0 sobre a Chapecoense, mas ainda convive com o fantasma do Z-4. Com 13 pontos, um tropeço em Cuiabá pode significar o retorno à zona da degola.
Retrospecto e curiosidades
Cuiabá e Botafogo-SP não se enfrentam desde 2020. Em oito jogos, o Dourado leva vantagem com quatro vitórias e quatro empates.
O último duelo foi em dezembro de 2020, com vitória do Cuiabá por 2 a 0 na Arena Pantanal, com dois gols de Elton.
Como mandante nesta Série B, o Cuiabá tem aproveitamento de 72% – são quatro vitórias, um empate e uma derrota em seis partidas.
Sob o comando de Guto Ferreira, o time tem 61,1% de aproveitamento: 10 vitórias, 3 empates e 5 derrotas em 18 jogos.
No ano, o Dourado disputou 26 partidas, somando 13 vitórias, 8 empates e apenas 5 derrotas.
O goleiro Mateus Pasinato é o jogador com mais partidas na temporada (26), enquanto Derik Lacerda lidera a artilharia com 8 gols.
Ruan Oliveira é o principal garçom, com 4 assistências.
Esta é a terceira participação do Cuiabá na Série B. Em 2020, o clube conquistou o inédito acesso à Série A.
No total, o Dourado soma 89 jogos na Série B, com 36 vitórias, 26 empates e 27 derrotas (50,1% de aproveitamento).
Em 23 anos de história, o Cuiabá já levantou 13 taças do Campeonato Mato-grossense, a primeira em 2003.
Situação dos times
Cuiabá – Técnico: Guto Ferreira
O treinador terá duas ausências confirmadas: Pedrinho (afastado por indisciplina) e Yamil Asad (lesão no joelho). Jadson também está fora, por suspensão. Por outro lado, Guto conta com os retornos do volante Denilson e do atacante Alisson Safira, que cumpriram suspensão. Sander e Edu treinaram normalmente, mas ainda são dúvidas.
Provável escalação: Mateus Pasinato; Mateusinho, Bruno Alves, Alan Empereur e Marcelo; Patrick de Lucca, Denilson e Max; Juan Christian, Derik Lacerda e Alisson Safira.
Fora: Pedrinho, Yamil Asad, Jadson
Pendurados: Mateus Pasinato, David Miguel, Mateusinho, Lucas Mineiro, Calebe
Botafogo-SP – Técnico: Allan Aal
O time teve a semana cheia para treinar e pode ter novidades. Rafael Milhorim, Sabit e Jonathan Cafu voltam de suspensão e devem retornar ao time titular. Matheus Régis também treinou normalmente e pode reaparecer entre os relacionados.
Provável escalação: Victor Souza; Jeferson, Ericson, Rafael Milhorim e Gabriel Risso; Gabriel Bispo, Sabit e Leandro Maciel; Jonathan Cafu, Robinho e Alexandre Jesus.
Fora: Alisson Cassiano (lesionado)
Pendurados: Victor Souza, Matheus Régis, Gabriel Bispo, Alisson Cassiano, Edson, Jeferson, Carlos Eduardo, Alejo Dramisino, Leandro Maciel
Arbitragem
Árbitro: Lucas Casagrande (PR)
Assistente 1: Anne Kesy Gomes de Sá (AM)
Assistente 2: Rafael Trombeta (PR)
VAR: Carlos Eduardo Nunes Braga (RJ)
Quarto árbitro: Rafael Odilio Ramos dos Santos (MT)