Crédito: Shotokan
Mais de 20 karatecas de Mato Grosso foram convocados para representar o Brasil no "XXI Traditional Karatê-Dô Renaissance World Championship", que será realizado de 6 a 9 de novembro em Lima, no Peru. Entre eles, jovens faixas pretas a partir dos 14 anos, previamente classificados no Campeonato Nacional em Cascavel-PR, em julho deste ano.
“Vários atletas de Mato Grosso vão em busca do bicampeonato mundial", destaca Rodrigo Souza, diretor técnico da Associação Centro América de Karatê Shotokan e parte do staff da Seleção Brasileira. Ele relembra que o Brasil conquistou o título geral do último mundial, em 2022, superando até a Polônia, grande referência da modalidade.
Segundo Rodrigo, a expectativa para 2023 é alta devido à preparação e à mistura de novos talentos com competidores experientes. "Temos uma seleção mista, com atletas habilidosos e promessas no esporte, além de nomes experientes com anos de participação em competições diversas”, disse o sensei.
A Seleção vem sendo preparada desde o último mundial, com conquistas importantes nos últimos campeonatos nacionais e internacionais, especialmente pelos atletas de Mato Grosso. “A nossa participação recente em eventos como o Karatê Olímpico deu mais experiência e volume de competição para os atletas, o que aumenta nossa confiança para Lima", explica Rodrigo.
Três eventos em um
O mundial em Lima reunirá três competições de Karatê-Dô entre 6 e 9 de novembro. Nos dias 6 e 7, acontecerão cursos técnicos e de arbitragem, com o sensei José Humberto, árbitro internacional da Shotokan, que também integra a Seleção Brasileira. No dia 8, inicia-se o mundial, com disputas para faixas pretas a partir de 14 anos. No dia 9, será realizada a Copa Aberta (Traditional Karatê-Dô Intercontinental Open Cup), reunindo atletas de várias categorias e a Copa Crianças Pela Paz (V Children For Peace), para competidores até os 13 anos.