Crédito: Arquivo / Assessoria
Com o novo formato do Mundial de Clubes, a FIFA anunciou uma janela de transferências extraordinária, que ocorrerá de 1º a 10 de junho, pouco antes do início do torneio, marcado para o dia 15.
A mudança levou a Bundesliga a reavaliar o fechamento do mercado de verão, considerando antecipar o encerramento das transferências antes do início da temporada, como fez a Premier League em 2018.
O diretor de operações da Liga Alemã de Futebol, Ansgar Schewenken, confirmou que a proposta da FIFA está sendo debatida com os clubes e outras grandes ligas do continente.
“Estamos dialogando com nossos clubes sobre a possibilidade de encerrar a janela de transferências antes da primeira rodada da Bundesliga. Além disso, mantemos contato com as principais ligas europeias para encontrar uma solução conjunta”, afirmou Schewenken.
A Premier League também manifestou interesse em antecipar o fechamento do mercado, mas condicionou a mudança à adesão de outras ligas, evitando os problemas enfrentados quando implementou essa medida sozinha há seis anos.
Segundo o jornal 'Kicker', a Serie A italiana demonstrou apoio à proposta, enquanto a La Liga espanhola se mostrou mais resistente. Já a Ligue 1 francesa segue analisando o impacto da possível mudança.
Diante das diferentes datas de início das competições nacionais, a Bundesliga e a Serie A sugeriram o dia 15 de agosto como prazo final para as transferências. Caso a alteração seja confirmada, ela não afetará a segunda divisão, que continuará funcionando sob o modelo atual.