Crédito: Assessoria / Arquivo
O Autódromo Internacional de Cuiabá terá sua pré-inauguração em novembro de 2025, marcada pela realização de uma prova da Stock Car. O anúncio foi confirmado nesta quinta-feira (19) pelo governador Mauro Mendes e pelo piloto Reck Júnior, que atua como consultor do Governo do Estado no projeto do circuito.
A visita recente de Geovane Guerra, presidente da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), ao canteiro de obras no Parque Novo Mato Grosso consolidou o acordo para a realização da prova inaugural.
“Teremos uma corrida inaugural com a Stock Car em novembro, seguida por uma etapa da Truck. A pista estará pronta, mas as edificações, como boxes e paddock, levarão mais dois anos para conclusão. Isso não será um problema,” afirmou Reck Júnior. Durante o evento inicial, tendas serão usadas para acomodar equipes, público e imprensa, seguindo o modelo de provas da NASCAR nos Estados Unidos.
O circuito
Com quase 5.000 metros de extensão, a pista já teve a terraplanagem concluída. O cronograma agora avança para etapas de drenagem, instalação de áreas de escape com brita e grama, colocação de zebras e pavimentação.
O autódromo está situado em uma área de 300 hectares doada pelo Grupo Bom Futuro, entre o condomínio Florais Cuiabá e a MT-251, que liga Cuiabá à Chapada dos Guimarães. O acesso principal pela MT-251 já foi concluído, incluindo um viaduto, mas há outras rotas pela BR-364 e pela MT-040 (Estrada da Guia).
Além do circuito misto, que será apto para provas de motovelocidade, o projeto inclui:
Kartódromo padrão FIA para competições internacionais;
Estacionamento para 12 mil veículos;
Pista de motocross;
Half pipe para skate;
Área e palco para shows;
Parque de exposições e museu do agro;
Roda-gigante, planejada para ser a maior da América Latina.
Nos arredores, está prevista a construção de empreendimentos privados, como um resort e galpões destinados a oficinas.