Crédito: Ana Patrícia - COB
A jovem atleta de Taekwondo, Jhennifer Pires, fez história ao se tornar a primeira representante de Mato Grosso a conquistar a medalha de ouro nos Jogos da Juventude, realizados entre os dias 13 e 28 de novembro, em João Pessoa (PB).
Aos 16 anos, Jhennifer encontrou inspiração na atleta olímpica Carol Gomes, que também é natural de Água Boa (630 km de Cuiabá) e teve o mesmo técnico durante sua formação no Taekwondo. Ambas são beneficiadas pelo projeto Olimpus MT, iniciativa da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT) para apoiar talentos esportivos.
“A Juma sempre será uma fonte de inspiração para nós. Chega a me emocionar porque, depois de tanto treino e esforço, é comum pensar em desistir quando os resultados não vêm. Mas, se persistirmos, podemos chegar lá, quem sabe até mesmo nos Jogos Olímpicos”, declarou Jhennifer, visivelmente emocionada.
“Juma” é o apelido carinhoso de Caroline Gomes dos Santos, que garantiu sua vaga nos Jogos Olímpicos deste ano ao se classificar entre as sete melhores do mundo no Taekwondo. Sob a orientação do técnico Euzébio Gomes, Caroline e Jhennifer trilharam caminhos de sucesso que destacam o potencial esportivo da região.
“Estou muito feliz com essa conquista. Treinei bastante e fiz tudo o que era preciso. Escutei cada orientação do meu treinador, que sempre esteve ao meu lado, apoiando e me guiando”, afirmou a campeã dos Jogos da Juventude.
Jhennifer Pires ocupa hoje o primeiro lugar no ranking nacional de sua categoria (até 49 kg). Entre seus principais títulos estão a vitória nos Jogos Escolares Brasileiros em 2022 e a conquista da Copa do Brasil Juvenil em 2024. Nos Jogos da Juventude deste ano, ela brilhou na categoria até 49 kg, vencendo todas as suas lutas.
Sobre os Jogos da Juventude
A competição, organizada pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), reuniu mais de 4 mil atletas de todo o país entre os dias 13 e 28 de novembro. Realizado em três blocos, o evento contou com disputas em 18 modalidades olímpicas. Mato Grosso enviou uma delegação de 157 atletas, divididos em três grupos de viagem sob a coordenação da Secel.
No primeiro bloco, que se encerrou no dia 16 de novembro, o estado foi representado por 39 atletas em modalidades como badminton, ciclismo, ginástica rítmica, judô, taekwondo, tênis de mesa e tiro com arco.