Crédito: Assessoria / Arquivo
Rodrigo Hernández, conhecido como Rodri, foi consagrado como o melhor jogador do mundo na temporada 2023/24 ao conquistar a Bola de Ouro, entregue pela revista francesa France Football em uma cerimônia realizada em Paris. Aos 28 anos, o volante espanhol, que atua pelo Manchester City, recebeu o prêmio pela primeira vez, contrariando as expectativas dos brasileiros, que apostavam na vitória de Vinícius Júnior.
"É uma noite inesquecível para mim. Quero agradecer a todos que votaram e confiaram em mim. Este é um dia muito especial para mim, minha família e meu país", declarou Rodri, emocionado. Ele ainda fez questão de destacar a importância de sua namorada, a quem chamou de sua "pessoa mais importante", e de seu agente, Pablo. Agradeceu também aos companheiros de equipe e ao técnico da seleção espanhola, Luis de la Fuente, por todo o apoio. "Esse prêmio não é apenas meu, é uma conquista para o futebol espanhol. Normalmente, os volantes não são tão reconhecidos, então, receber este prêmio é um grande orgulho", acrescentou.
Havia grande expectativa de que Vinícius Júnior, destaque do Real Madrid na conquista da Liga dos Campeões, ganhasse o prêmio. No entanto, ele ficou em segundo lugar, superando Jude Bellingham e Kylian Mbappé, mas sem ultrapassar Rodri. Ao saber que não ganharia, Vini e outros membros do Real Madrid, incluindo o técnico Carlo Ancelotti e o presidente Florentino Pérez, decidiram não comparecer ao evento.
Rodri também foi um dos principais jogadores da Espanha na campanha vitoriosa da Eurocopa deste ano, atuando como capitão e sendo coroado o melhor jogador do torneio. Em sua carreira, soma dois títulos pela seleção espanhola, além de um impressionante histórico de troféus pelo Manchester City, onde joga desde 2019, com destaque para quatro títulos seguidos da Premier League e a Champions League de 2022/23, quando marcou o gol decisivo contra a Inter de Milão.
Durante a cerimônia, outras premiações foram concedidas. Lamine Yamal, jovem promessa do Barcelona, recebeu o Troféu Kopa, destinado ao melhor jogador sub-21, com o brasileiro Savinho, do Manchester City, ficando em quarto. No futebol feminino, o Barcelona foi eleito o clube do ano, enquanto, no masculino, o Real Madrid levou o título, mas sem representantes no evento.
O Troféu Gerd Muller, dado ao atleta com mais gols na temporada, foi compartilhado entre Harry Kane, do Bayern de Munique, e Kylian Mbappé, do Real Madrid, ambos com 52 gols, mas somente Kane subiu ao palco. Emiliano Martínez, goleiro argentino do Aston Villa, foi novamente premiado com o Troféu Yashin, e Emma Hayes e Carlo Ancelotti receberam o Troféu Johan Cruyff de melhores treinadores de futebol feminino e masculino, respectivamente. Aitana Bonmatí, do Barcelona, ganhou a Bola de Ouro feminina pela segunda vez consecutiva.
Premiados do evento:
Troféu Kopa (melhor jogador sub-21): Lamine Yamal (Barcelona)
Clube do ano no futebol feminino: Barcelona
Clube do ano no futebol masculino: Real Madrid
Troféu Gerd Muller (mais gols na temporada): Harry Kane (Bayern de Munique) e Kylian Mbappé (Real Madrid)
Troféu Yashin (melhor goleiro): Emiliano Martínez (Aston Villa)
Prêmio Sócrates (atletas envolvidos em causas sociais): Jenni Hermoso (Tigres-MEX)
Troféu Johan Cruyff (melhor treinador(a) de futebol): Emma Hayes (Chelsea) e Carlo Ancelotti (Real Madrid)
Bola de Ouro feminina: Aitana Bonmatí (Barcelona)
Bola de Ouro masculina: Rodri (Manchester City)