Crédito: Assessoria / Arquivo
“Se não fosse o apoio crucial do Governo de Mato Grosso, por meio do Projeto Olimpus, seria extremamente difícil manter um treinamento constante para alcançar títulos nacionais e internacionais”, afirma Ângelo Café, atleta de Wrestling de Mato Grosso e recente campeão no Sul-americano. A competição também coroou Raphael Duarte, conhecido como Marruá, como campeão.
Ambos os atletas são beneficiados com a Bolsa Atleta do programa Olimpus MT, da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel). Eles conquistaram títulos em categorias distintas: Ângelo foi campeão sul-americano na categoria Sênior Estilo Greco Romano 67kg, enquanto Raphael ganhou na Sub-17 Estilo Greco Romano 92kg.
Além das medalhas de ouro de Ângelo e Raphael, outro destaque mato-grossense foi Guilherme Porto, também bolsista do programa OlimpusMT, que conquistou a prata na categoria Sênior Estilo Greco Romano 77kg.
Outras duas medalhas para Mato Grosso foram obtidas por Wandson de Deus, vice-campeão na categoria Sub-17 Estilo Livre 110kg, e Ana Laura Reis, que garantiu o bronze na categoria Sub-20 Estilo Livre 53kg.
O Sul-Americano, que contou com a participação de 10 países, ocorreu de 27 a 29 de setembro no Centro de Educação Física da Marinha do Brasil, no Rio de Janeiro. Este é um dos locais mais tradicionais do Wrestling nacional, que também abriga um treinamento intensivo da modalidade, até sexta-feira (04), com a participação de Ângelo e Raphael, sob a supervisão da técnica Luzia Fernandes.
“Voltamos para Mato Grosso com resultados impressionantes, logo após este treinamento de campo internacional. Agradecemos ao Governo do Estado e à Secel pelo Projeto Olimpus, que oferece apoio vital a atletas e treinadores. Sem esse suporte, nossos resultados não seriam tão expressivos. Isso demonstra a força do Wrestling mato-grossense para o Brasil e o mundo”, ressalta Luzia.