Crédito: Assessoria / Arquivo
O Vasco saiu na frente, mas acabou cedendo o empate ao Cruzeiro em um jogo tenso neste domingo, no Mineirão, válido pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro. O duelo terminou em 1 a 1, e o time carioca ainda teve que lidar com a expulsão de Mateus Carvalho, que deixou a equipe com um jogador a menos nos minutos finais.
O gol do Vasco foi marcado por Vegetti, que aproveitou um rebote dentro da área no primeiro tempo para colocar o Gigante da Colina em vantagem. No entanto, o Cruzeiro voltou melhor na etapa final e empatou com o zagueiro Zé Ivaldo, em uma jogada de bola parada aos 14 minutos. Mesmo pressionado e com um homem a menos após a expulsão de Mateus Carvalho aos 32 minutos, o Vasco conseguiu segurar o empate até o apito final.
O resultado ampliou a sequência sem vitórias do Vasco no Brasileirão, somando agora três jogos sem triunfo (empate com o Flamengo e derrota para o Palmeiras nas rodadas anteriores). Para piorar, o atacante David deixou o campo lesionado logo no início da partida, o que pode ser uma preocupação para os próximos compromissos.
Com 36 pontos em 27 jogos, o Vasco ocupa a nona colocação, enquanto o Cruzeiro, com 43 pontos, está em oitavo lugar. Agora, o Vasco volta suas atenções para a Copa do Brasil, onde enfrenta o Atlético-MG na semifinal, nesta quarta-feira, às 19h15, na Arena MRV. No Brasileirão, o time carioca joga contra o Juventude no próximo sábado, em São Januário, às 21h. Já o Cruzeiro visita o Fluminense na quinta-feira, às 21h30, no Maracanã.
O jogo
O técnico Rafael Paiva promoveu mudanças no Vasco, dando oportunidade a Philippe Coutinho no time titular, além de outras novidades como Puma Rodríguez, João Victor e Emerson Rodríguez. O Cruzeiro começou assustando logo no primeiro minuto com Kaio Jorge, que forçou Léo Jardim a fazer boa defesa.
Aos 12 minutos, o Vasco precisou fazer uma substituição forçada, quando David sentiu uma lesão no joelho e foi substituído por Jean David. O Vasco chegou com perigo aos 20 minutos, com Mateus Carvalho finalizando para boa defesa de Cássio. Pouco depois, Coutinho tentou de fora da área, mas errou o alvo.
Aos 40 minutos, o Vasco abriu o placar com Vegetti, que aproveitou um rebote após chute de Hugo Moura para marcar o gol que levou a equipe com vantagem para o intervalo.
Segundo tempo
Na volta do intervalo, o Cruzeiro pressionou desde o início e conseguiu o empate aos 14 minutos, quando Zé Ivaldo subiu mais alto que a defesa vascaína após cobrança de escanteio e marcou de cabeça.
Rafael Paiva tentou renovar o fôlego da equipe com substituições, mas aos 32 minutos o Vasco ficou em desvantagem numérica, quando Mateus Carvalho foi expulso após uma entrada dura em Matheus Henrique. Mesmo com um jogador a menos, o Vasco conseguiu segurar o resultado, com destaque para uma grande defesa de Léo Jardim aos 50 minutos, garantindo o empate.
Ficha técnica
Cruzeiro 1 x 1 Vasco
Local: Mineirão, Belo Horizonte (MG)
Data: 29/09/2024, domingo
Horário: 18h30 (de Brasília)
Gols: Cruzeiro: Zé Ivaldo, aos 14' do 2ºT - Vasco: Vegetti, aos 40' do 1ºT
Cruzeiro: Cássio; William, Zé Ivaldo, Lucas Villalba e Marlon; Lucas Romero (Ramiro), Matheus Henrique e Mateus Vital (Peralta); Lautaro Díaz, Gabriel Veron (Barreal) e Kaio Jorge.
Técnico: Eduardo Barros.
Técnico: Eduardo Barros.
Vasco: Léo Jardim; Puma Rodríguez, João Victor, Léo e Lucas Piton; Hugo Moura (Paulo Henrique), Mateus Carvalho e Philippe Coutinho (Sforza); Emerson Rodríguez, David (Jean David e depois Galdames) e Vegetti.
Técnico: Rafael Paiva.
Técnico: Rafael Paiva.