Crédito: Assessoria / Arquivo
Na noite deste domingo, no Mineirão, o São Paulo, com uma equipe reserva, venceu o Cruzeiro por 1 a 0 com gol de William Gomes, em partida válida pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Tricolor encerrou uma sequência de três jogos sem vencer, após derrotas para o Fluminense e Atlético-MG, além de um empate com o Galo pela Copa do Brasil.
A derrota foi a primeira do Cruzeiro no Mineirão nesta edição do Brasileirão, e o São Paulo quebrou um jejum de mais de dois meses sem vencer fora de casa – o último triunfo foi contra o Athletico-PR em 3 de julho. Com o resultado, o São Paulo subiu para a quinta posição, com 44 pontos, ficando a apenas um ponto do Flamengo, que ocupa o G4 com 45. Já o Cruzeiro, com 41 pontos, caiu para o sétimo lugar, sendo ultrapassado pelo Bahia, que venceu o Atlético-MG e subiu para a sexta posição.
O São Paulo volta a campo na quarta-feira para enfrentar o Botafogo pelas quartas de final da Libertadores, no Nilton Santos, às 21h30. No Brasileirão, o próximo compromisso do Tricolor será contra o Internacional, no Morumbi, no domingo, às 18h30. Já o Cruzeiro enfrenta o Libertad, no Paraguai, pelas quartas da Sul-Americana, nesta quinta-feira, às 21h30, e volta a jogar pelo Brasileirão no próximo domingo, contra o Cuiabá, às 18h30.
O jogo
Logo aos 8 minutos, o São Paulo chegou a balançar as redes com William Gomes, mas o gol foi anulado por impedimento. O jovem atacante voltou a incomodar a defesa cruzeirense aos 20 minutos, quando finalizou com perigo após assistência de Erick, mas a bola passou perto do gol. Cinco minutos depois, Cássio fez sua primeira grande defesa após chute de Erick.
O Cruzeiro tentou reagir aos 35 minutos com Matheus Pereira, que finalizou da entrada da área, mas sem muita força. O São Paulo respondeu com Erick, que exigiu mais uma boa defesa de Cássio. Aos 50 minutos, Lucas Romero, do Cruzeiro, fez falta dura e recebeu cartão amarelo, causando protestos dos jogadores do São Paulo, que pediram expulsão.
Segundo tempo
O Cruzeiro voltou melhor no segundo tempo e logo aos 2 minutos teve sua primeira chance, com Matheus Pereira finalizando para defesa tranquila de Jandrei. Aos 7 minutos, os jogadores do São Paulo reclamaram de um possível pênalti por toque de mão de Marlon, mas o árbitro nada marcou.
Aos 13 minutos, o São Paulo abriu o placar em um rápido contra-ataque. Erick encontrou William Gomes na área, que dominou e acertou um belo chute de canhota no ângulo, sem chances para Cássio. O Cruzeiro tentou reagir aos 21 minutos com um cruzamento perigoso de William, mas Jandrei estava atento e fez a defesa. Aos 27 minutos, William Gomes foi substituído por Jamal Lewis, que fez sua estreia pelo Tricolor.
Ficha técnica
CRUZEIRO 0 X 1 SÃO PAULO
Local: Mineirão, Belo Horizonte (MG)
Data: 15 de setembro de 2024 (domingo)
Horário: 18h30 (de Brasília)
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (FIFA/GO)
Cartões amarelos: Ferraresi, Michel Araújo, Luis Zubeldía, André Silva (São Paulo); Kaio Jorge, Matheus Henrique, Lucas Romero, Gabriel Verón (Cruzeiro)
Gol: William Gomes, aos 13' do 2ºT (São Paulo)
Cruzeiro: Cássio; William, Zé Ivaldo, João Marcelo, Marlon (Kaiki); Walace (Lautaro Díaz), Romero (Peralta), Matheus Henrique (Mateus Vital), Matheus Pereira; Vitinho (Gabriel Verón), Kaio Jorge
Técnico: Fernando Seabra
São Paulo: Jandrei; Igor Vinícius, Sabino, Ferraresi, Ruan; Marcos Antônio, Santiago Longo (Luiz Gustavo), Erick (Wellington Rato), Michel Araújo (Rodriguinho), William Gomes (Jamal Lewis); André Silva
Técnico: Luis Zubeldía