Crédito: Assessoria / Arquivo
Cinco estudantes da Escola Estadual Governador José Fragelli, em Cuiabá, chegaram à semifinal da 11ª edição do ‘Prêmio Solve For Tomorrow’. Promovido pela Samsung, o prêmio incentiva alunos do Ensino Médio de escolas públicas a identificar problemas reais em suas comunidades e a desenvolver soluções inovadoras com base em ciência e tecnologia.
Os alunos Salomão Fernandes, Lismar Albanelys, Gabriel Ferreira, Jonathan Salazar e Ygor Ruiz, todos do 3º ano, estão concorrendo com o projeto ‘Axewl: Educação Inclusiva e Personalizada para Todos’. Eles foram orientados pela professora Mara Lopes Côrtes.
O projeto se destaca por criar uma plataforma educacional gratuita e acessível, focada em ajudar pré-vestibulandos, especialmente aqueles de baixa renda. A professora Mara ressalta a importância desse feito para a escola e destaca que é a primeira vez que uma equipe de escola pública de Mato Grosso chega à semifinal. “Temos potencial para chegar à final e estamos muito confiantes”, afirmou.
O estudante Ygor Ruiz explica que a plataforma utiliza inteligência artificial para oferecer uma experiência de aprendizado personalizada, com recursos como quizzes, simulados, biblioteca de conteúdos e suporte via chat. Ele destaca que a ferramenta foi projetada para ser inclusiva, atendendo também a estudantes com deficiências auditivas, visuais, psicológicas, autismo ou TDAH.
Se vencerem, os estudantes e sua orientadora receberão prêmios que incluem certificados e dispositivos tecnológicos para apoiar o desenvolvimento contínuo do projeto. As 10 equipes finalistas também serão recompensadas com notebooks e tablets.
O Solve for Tomorrow é uma competição nacional que promove soluções inovadoras para desafios sociais, utilizando a abordagem STEM (ciência, tecnologia, engenharia e matemática). Coordenado pelo Cenpec, o programa é uma referência em educação no Brasil.