Crédito: Rafael Ribeiro/CBF
Ana Vitória, jogadora de futebol, faz história como a primeira rondonopolitana a conquistar uma medalha olímpica. Na tarde de ontem (6), em Marselha, a seleção feminina brasileira venceu a Espanha por 4 a 2 e garantiu uma vaga na final das Olimpíadas de Paris.
Com essa vitória, as brasileiras já asseguraram, no mínimo, a medalha de prata. Na decisão, marcada para o próximo sábado (10), às 11h (horário de Mato Grosso), o Brasil enfrentará os Estados Unidos, que venceram a Alemanha por 1 a 0 na prorrogação.
Ana Vitória começou a partida no banco, mas entrou em campo aos 16 minutos do segundo tempo, substituindo a meia Duda Sampaio.
O time dirigido pelo treinador Arthur Elias não deu chances às espanholas, atuais campeãs mundiais e favoritas ao ouro olímpico em Paris.
O Brasil abriu o placar com um gol contra da capitã espanhola Irene Paredes (6′) e ampliou com um chute de Gabi Portilho nos acréscimos do primeiro tempo.
Na segunda etapa, Adriana marcou o terceiro gol de cabeça aos 27 minutos e Kerolin fez o quarto aos 44 minutos. Os gols da Espanha foram anotados por Salma Paralluelo.
O Brasil ainda não conquistou a medalha de ouro no futebol feminino, mas possui duas medalhas de prata, conquistadas em Atenas (2004) e Pequim (2008).
Os Estados Unidos já venceram a competição quatro vezes.
Histórico
Ana Vitória, de 23 anos, é a primeira rondonopolitana a disputar uma Olimpíada. Começou sua carreira no Rondonópolis Esporte Clube e depois foi para o Mixto em 2015.
Em 2017, transferiu-se para o Corinthians, onde conquistou a Libertadores e o Campeonato Brasileiro.
Em 2018, iniciou sua trajetória internacional no Benfica, de Portugal, e depois teve uma breve passagem pelo PSG, da França.
Atualmente, joga no Atlético de Madrid até 2026. No ano passado, foi a primeira atleta local convocada para a seleção brasileira na Copa do Mundo.