Crédito: Assessoria / Arquivo
Beatriz Souza, natural de Itariri, São Paulo, conquistou a medalha de ouro no judô aos 26 anos durante os Jogos Olímpicos de Paris. Nesta sexta-feira, a judoca derrotou a israelense Raz Hershko na final realizada na Arena Campo de Marte, garantindo o primeiro ouro do Brasil nesta edição dos Jogos.
Inspirada pelo pai, também judoca, Bia se destacou na categoria acima de 78 kg. Na final, ela venceu a adversária com um elegante waza-ari, em uma luta equilibrada.
A trajetória de Beatriz em Paris começou com uma vitória rápida sobre Izayana Marenco, da Nicarágua, com um ippon em menos de 40 segundos. Em seguida, ela avançou para as quartas de final ao vencer a sul-coreana Hayun Kim no golden score. Nas semifinais, Bia derrotou a francesa Romane Dicko, líder do ranking mundial, garantindo sua vaga na final.
Embora esta seja sua estreia olímpica, Beatriz Souza chegou a Paris como uma das principais esperanças de medalha do Brasil. Com o quinto lugar no ranking mundial, ela já havia conquistado dois pódios em Mundiais e foi eleita a melhor judoca do ano pelo COB no ano passado.
A medalha de ouro de Beatriz é a sétima do Brasil em Paris e a terceira no judô. Além do ouro de Bia, a modalidade já rendeu uma prata para Willian Lima na categoria até 66 kg e um bronze para Larissa Pimenta nos 52 kg feminino.
O Brasil também conquistou outras duas pratas, com Caio Bonfim na marcha atlética e Rebeca Andrade na ginástica artística, e dois bronzes, com Rayssa Leal no skate street e a equipe feminina de ginástica artística.
O país tem mais uma medalha garantida com Bia Ferreira, que avançou à semifinal do boxe feminino e assegurou pelo menos um bronze. No tênis de mesa, Hugo Calderano, com uma campanha histórica, disputará um bronze inédito.
Beatriz Souza também faz parte da equipe brasileira que competirá nas equipes mistas, com a competição marcada para este sábado, às 5h (horário de Brasília).