Crédito: Assessoria / Arquivo
O Cuiabá encerrou o primeiro turno do Brasileirão com a pior média de público pagante desde sua estreia na elite nacional, em 2021. O Dourado atraiu uma média de 5.960 torcedores por partida na Arena Pantanal, um número significativamente inferior ao das temporadas anteriores, conforme levantamento realizado.
Vale mencionar que a equipe mato-grossense "antecipou" o encerramento da primeira metade da Série A devido ao adiamento do confronto da 19ª rodada contra o Vasco, em função de compromissos na Sul-Americana.
A partida contra o Juventude, em casa, pela 16ª rodada, também foi postergada.
Em 2022, a média de público do Cuiabá foi de 9.664 espectadores, enquanto no ano passado registrou 15.738 pagantes, ambos em nove jogos, assim como nesta temporada.
A edição de 2021 não entra no comparativo, pois teve portões fechados em boa parte devido à pandemia de Covid-19.
Alguns fatores ajudam a explicar essa queda sensível. O Cuiabá implementou um sistema de reconhecimento facial para acesso à Arena Pantanal, o que exige um período de adaptação por parte da torcida.
Além disso, as partidas historicamente de maior público no estádio, contra Flamengo, Corinthians e São Paulo, ficaram para o segundo turno.
A campanha como mandante também não empolga, com apenas uma vitória na Série A.
Entre as 20 equipes do Brasileirão, o Cuiabá fica apenas acima do Bragantino no ranking de média de público.
Como forma de atrair mais torcedores, a diretoria auriverde tem promovido preços promocionais na maioria dos jogos.
A expectativa é que a Arena Pantanal fique mais lotada no segundo turno do Brasileirão.