Crédito: Assessoria / Arquivo
Dois atletas bolsistas do projeto Olimpus MT, da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), brilharam no Campeonato Sul-Americano de Atletismo Sub-20, realizado entre os dias 12 e 14 de julho, em Lima, no Peru, conquistando medalhas de prata para o Brasil.
Arthur Curvo, de 19 anos e atleta da AABB Cuiabá, garantiu o segundo lugar no lançamento do dardo com uma marca de 71,90m.
Antes da competição, Arthur havia conquistado a medalha de bronze no Troféu Brasil, com um recorde pessoal de 72,22m.
A outra medalha de prata foi conquistada por Gilvan Ribeiro da Costa, de Peixoto de Azevedo (672 km de Cuiabá), no salto triplo, com a marca de 15,52 m.
Além de garantir a prata, Gilvan alcançou o índice necessário para participar do Campeonato Mundial de Atletismo Sub-20, que será realizado em agosto, na mesma cidade peruana.
O professor Elves Pinho, contemplado com a Bolsa Técnico Internacional do projeto Olimpus, foi o treinador que acompanhou a delegação brasileira na competição. "O principal objetivo deste ano era garantir o índice para o Mundial para o Gilvan, e com o planejamento que fizemos, conseguimos.
Estamos animados para representar bem Mato Grosso e o Brasil no próximo grande desafio", afirmou Elves.
Ele também ressaltou a importância do programa de bolsas do Governo do Estado. “O Olimpus MT é essencial para nós, treinadores e atletas. Sem o apoio do Estado, esses resultados não seriam possíveis.
O incentivo da Secel é fundamental para o sucesso dos nossos atletas”, destacou o professor.
Além dos feitos no atletismo, o Campeonato Pan-Americano U-20 de Wrestling, realizado também em Lima entre os dias 12 e 14 de julho, trouxe uma conquista adicional para Mato Grosso.
Kyle Oliveira, atleta bolsista do projeto Olimpus, conquistou a medalha de bronze no estilo livre masculino 97kg.
“É com grande orgulho que parabenizo nossos atletas por suas conquistas e pelo impacto positivo dos investimentos do Governo no esporte.
Os resultados demonstram a importância do apoio e incentivo proporcionados pela Secel”, comentou David Moura, Secretário da Secel.