França Promete Receber o Mundo nos Jogos Olímpicos Apesar da Crise Política

Apesar das incertezas políticas, a expectativa pelos Jogos Olímpicos de Paris 2024 permanece alta


Data: 08/07/2024 - Por: Da Redação


Crédito: Assessoria / Arquivo

França Promete Receber o Mundo nos Jogos Olímpicos Apesar da Crise Política

Apesar de ter evitado o cenário perigoso de uma coabitação com a extrema direita, a França enfrenta uma incerteza política a pouco mais de duas semanas do início dos Jogos Olímpicos de Paris 2024, que ocorrerão de 26 de julho a 11 de agosto.

David Roizen, especialista em temas olímpicos da Fundação Jean-Jaurès, comenta: “Tony Estanguet [Presidente do Comitê Organizador de Paris 2024] deve estar muito feliz... Certamente, não teria sido o mesmo administrar os Jogos com Jordan Bardella [líder da extrema direita] ao seu lado.”

 

A Incerteza Sobre o Governo Durante os Jogos

Após o segundo turno das eleições legislativas, onde o bloco de esquerda venceu sem maioria absoluta e a extrema direita ficou em terceira posição, muitas dúvidas ainda pairam sobre o governo que estará no poder durante os Jogos.

A principal pergunta é: quem será o primeiro-ministro e qual será a composição do governo?

A atual ministra do Esporte, Amélie Oudéa-Castéra, ainda ocupará seu cargo quando os Jogos começarem? Roizen acredita que “deveria haver continuidade do governo até os Jogos.”

Atualmente, o cenário político está em transição. O primeiro-ministro Gabriel Attal apresentou sua demissão ao presidente Emmanuel Macron, que, no entanto, pediu que ele permanecesse “por enquanto” para “garantir a estabilidade” da França, de acordo com a Presidência.

Enquanto isso, o bloco de esquerda já considera possíveis candidatos para substituir Attal, apesar de ainda não ter uma maioria clara no governo.

 

A Insegurança em Relação à Segurança dos Jogos

Outra questão importante é a continuidade do trabalho do ministro do Interior, Gérald Darmanin, responsável pela segurança dos Jogos. Paul Dietschy, professor de História e Esportes da Universidade de Franche-Comté, ressalta que “o que os organizadores mais temem são questões como vandalismo, crimes e, acima de tudo, terrorismo. O ministro do Interior é o cargo mais importante.”

Nos últimos dias, os organizadores dos Jogos têm se esforçado para tranquilizar a todos sobre a segurança do evento: “Não paramos de trabalhar, dia e noite, nestas últimas semanas, para estarmos prontos.”

Eles lembram que, apesar das incertezas políticas, os Jogos contarão com a “continuidade do Estado” através de uma equipe formada pelo chefe da polícia de Paris, Laurent Nunez, o responsável pela segurança regional, Marc Guillaume, e o delegado interministerial para os Jogos Olímpicos, Michel Cadot, que garantem uma proteção robusta para Paris 2024.

Além disso, a ameaça de grandes manifestações ou distúrbios, caso a extrema direita vencesse, parece estar afastada no momento.

 

O Foco Se Voltando para os Jogos Olímpicos

Com a dissolução do Parlamento após a vitória da extrema direita nas eleições europeias em junho, Macron concentrou a atenção da mídia na crise política.

Paul Dietschy observa que “não sentimos o entusiasmo crescendo. Muitos franceses estão concentrados nas eleições.”

Apesar das incertezas políticas, a expectativa pelos Jogos Olímpicos de Paris 2024 permanece alta.

Com um investimento público de 2,6 bilhões de dólares (14,29 bilhões de reais na cotação atual) e a promessa de eventos icônicos em uma das cidades mais turísticas do mundo, a atenção começa a se voltar para o que promete ser um evento memorável.




Clique no link e receba notícias esportivas em primeira mão



COMPARTILHAR ESTE CONTEÚDO

Jogos Olímpicos de París 2024

OLÍMPIADAS DE PARIS

TV ESPORTE MT

VER + VÍDEOS

PATROCINADORES
Patrocinadores
AGENDA DE EVENTOS





Entrar no Site

MATO-GROSSENSE SÉRIE A
CAMPEONATOS
COMPETIÇÃO: BRASILEIRÃO SÉRIE D
UNIÃO EC X IPORÁ
UNIÃO EC X IPORÁ
LUTHERO LOPES Data: 20/07/2024 Dia: SÁBADO Horário: 16:30
COMPETIÇÃO: BRASILEIRÃO SÉRIE D
CRAC X MIXTO
CRAC X MIXTO
GENERVINO DA FONSECA Data: 20/07/2024 Dia: SÁBADO Horário: 16:30
COMPETIÇÃO: BRASILEIRÃO SÉRIE A
CUIABÁ X FLUMINENSE
CUIABÁ X FLUMINENSE
ARENA PANTANAL Data: 21/07/2024 Dia: DOMINGO Horário: 19:00
PARCERIA FUTEBOL AMADOR
Damas da Bola FC Atlético Esportivo Real Sociedade Sporting Black Wolf Unidos do Centro América FC CIPM FC