Crédito: Assessoria / Arquivo
Mais de 170 camisetas de times de futebol falsificadas, predominantemente do Cuiabá Esporte Clube, foram apreendidas nesta quinta-feira (27.06) em uma operação conjunta da Delegacia Especializada de Defesa do Consumidor (Decon) e do Procon Estadual.
A operação foi realizada em uma loja em Várzea Grande após denúncias recebidas. As equipes confirmaram a autenticidade das denúncias, encontrando as camisetas falsificadas, que eram vendidas na loja e pela internet por R$ 49,99.
Um inquérito policial foi aberto na Delegacia do Consumidor, e o dono da loja enfrentará acusações conforme a Lei Geral do Esporte, além de crimes contra a propriedade de marca e concorrência desleal, com penas que podem ultrapassar cinco anos de prisão.
Após a perícia no material e a conclusão das investigações, as camisetas apreendidas serão doadas pela Polícia Civil a crianças e adolescentes carentes de programas e organizações sociais sem fins lucrativos em Cuiabá e Várzea Grande.
O delegado titular da Decon, Rogério Ferreira, destacou que, devido aos danos causados aos times, fabricantes de produtos originais e à geração de empregos, a Polícia Civil de Mato Grosso intensificará a repressão à pirataria de camisas de times de futebol.
“Para o jogo das Eliminatórias da Copa do Mundo nesta quinta-feira, a segurança ao redor da Arena Pantanal será reforçada para monitorar e prender suspeitos vendendo camisetas piratas ou praticando outros crimes, como cambismo, furto e roubo ao redor do estádio”, afirmou o delegado.
De acordo com informações da CBF, o futebol brasileiro representa 0,72% do PIB nacional, totalizando R$ 52,9 bilhões anuais.
Estudos mostram que 37% das camisas de times de futebol vendidas no Brasil são falsificadas, prejudicando especialmente a equipe do Cuiabá em Mato Grosso.
Denúncias
Consumidores que desejarem denunciar crimes contra as relações de consumo podem contatar a Decon pelo telefone (65) 3613-8923 ou pelo e-mail: decon@pjc.mt.gov.br.
Denúncias anônimas também podem ser feitas pelo telefone 197 da Polícia Civil, registradas em qualquer Delegacia de Polícia de Mato Grosso ou pela Delegacia Virtual.