Crédito: Assessoria / Arquivo
O governador Mauro Mendes (União) anunciou uma mudança na Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT). Jefferson Carvalho Neves será exonerado, com a publicação oficial no próximo Diário Oficial do Estado. O ex-judoca David Moura, atual secretário adjunto de Esportes, é o mais cotado para assumir o cargo.
A saída de Jefferson Neves da Secel já era esperada desde novembro do ano passado, quando se discutia uma reforma no secretariado de Mauro Mendes. Outra alteração confirmada é a troca no comando do Corpo de Bombeiros Militar, com o coronel BM Alessandro Borges sendo substituído pelo coronel BM Flávio Gledson Bezerra, atual diretor da Diretoria de Ensino, Instrução e Pesquisa (DEIP).
Jefferson Neves assumiu a Secel em abril de 2022, sucedendo Alberto Machado, o Beto Dois a Um, que saiu para disputar uma vaga na Assembleia Legislativa nas eleições daquele ano. Antes, Jefferson já atuava como adjunto de Esportes na Secel. Amigo e homem de confiança de Beto Dois a Um, que foi eleito deputado estadual, Jefferson provavelmente será convidado para a equipe do parlamentar na Assembleia.
Sob a gestão de Jefferson Neves, Mato Grosso ganhou destaque com a realização de grandes eventos nacionais. Atualmente, a Secel está patrocinando a quinta etapa do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia 2024, em andamento na Capital.
Desde 2019, a Arena Pantanal, gerida pelo Governo do Estado através da Secel, tem sediado jogos do Brasileirão, amistosos da Seleção Brasileira e partidas da Copa Sul-Americana. Além disso, Cuiabá foi recentemente escolhida como uma das sedes da Copa do Mundo Feminina de Futebol de 2027 no Brasil.