Crédito: Assessoria / Arquivo
O esporte brasileiro começa a semana em clima de celebração pelas várias conquistas do fim de semana, a menos de um mês dos Jogos Olímpicos de Paris.
No domingo (16), o mesa-tenista carioca Hugo Calderano, sexto no ranking mundial, conquistou o título no WTT Contender de Ljubljana, na Eslovênia, repetindo o sucesso da etapa do WTT no Rio de Janeiro, no último dia 26.
Calderano dominou a final contra o francês Felix Lebrun, quinto do mundo, vencendo por 4 sets a 0 (11/9, 11/5, 11/7 e 11/9).
Giulia Takahashi, que também garantiu presença em Paris 2024, destacou-se no Campeonato Sul-Americano em Assunção, Paraguai, ao conquistar duas das seis medalhas de ouro do Brasil na competição (10 medalhas no total).
Ela sagrou-se campeã individual ao derrotar a chilena Daniela Ortega e, em seguida, conquistou o título nas duplas ao lado de Laura Watanabe, superando uma dupla chilena.
Na Liga das Nações de Vôlei Feminino (LNV), a seleção brasileira derrotou a Turquia, atual campeã, por 3 sets a 0 (25/14, 25/14 e 25/19), em Hong Kong, China.
Com essa vitória, o Brasil manteve sua invencibilidade com 12 triunfos consecutivos e assumiu a liderança do ranking mundial, relegando a Turquia para a segunda posição.
A equipe de José Roberto Guimarães busca seu primeiro título na LNV e enfrentará a Tailândia nas quartas de final, em Bangcoc, na próxima quinta-feira (20), às 10h30 (horário de Brasília).
No tênis, a nova dupla formada por Marcelo Melo (MG) e Rafael Matos (RS) conquistou seu primeiro título na grama ao vencer de virada a final de duplas do ATP 250 de Stuttgart, na Alemanha, por 2 sets a 1 (3/6, 6/3 e 10/8).
O torneio serviu como preparação para o Grand Slam de Wimbledon, em Londres.
No sábado (15), Ana Sátila, de Mato Grosso, garantiu a medalha de prata na canoa individual (C1) na etapa da Copa do Mundo de Cracóvia, na Polônia, a última antes de Paris 2024.
Com vaga olímpica garantida nas categorias K1, C1 e Cross, Sátila completou o percurso em 105s99, ficando atrás apenas da campeã olímpica australiana Jessica Fox (102s71).
Na disputa masculina do caiaque-cross, Pepê Gonçalves, de São Paulo, terminou em quarto lugar. Pepê também competirá em Paris no K1 (caiaque individual).