Crédito: Assessoria / Arquivo
Na sexta-feira passada, a Conmebol anunciou o elenco de árbitros encarregados de dirigir os jogos da Copa América nos Estados Unidos.
Composta por 101 nomes, a lista destaca três brasileiros como árbitros principais: Edina Alves, Wilton Pereira Sampaio e Raphael Claus.
Este será um marco na história do torneio, marcando a primeira participação de mulheres no papel de árbitras.
Além dos três mencionados, outros representantes brasileiros ocuparão funções importantes durante o torneio. O time de árbitros de vídeo contará com Rodolfo Toski, Daniel Nobre e Pablo Gonçalves, enquanto os assistentes de arbitragem serão Danilo Manis, Bruno Boschilia, Bruno Pires, Rodrigo Correa e Neuza Back.
No total, oito mulheres foram selecionadas para trabalhar no evento, com quatro escolhidas pela Conmebol e quatro pela Concacaf. Em comunicado oficial divulgado no site da Copa América, a entidade sul-americana expressou seu compromisso em promover o desenvolvimento das mulheres na arbitragem.
"A Conmebol mantém este compromisso desde 2016, buscando fomentar o desenvolvimento e a profissionalização de mais mulheres tanto dentro quanto fora do campo, promovendo a igualdade de oportunidades no futebol em diversos torneios", declarou o comunicado.
Os árbitros selecionados iniciarão sua preparação para o torneio em 12 de junho, na cidade de Dallas, Texas. Lá, serão submetidos a avaliações técnicas e físicas, tanto no campo quanto nas salas de revisão do VAR.
Também receberão tratamentos fisioterapêuticos para garantir que estejam em condições físicas ideais durante a competição.
A Copa América, sediada nos Estados Unidos, terá início em 20 de junho, encerrando-se em 14 de julho, com a participação de 16 equipes.
O Brasil fará sua estreia em 24 de junho contra a Costa Rica.