Crédito: Ks Total Sports / Ação
O Ação está prestes a se tornar o segundo clube mato-grossense a garantir um acesso no Campeonato Brasileiro Feminino. Invicto até agora, o Tuiuiú precisa apenas de um empate contra o Vila Nova para se classificar à semifinal do A3 e assegurar uma vaga na segunda divisão nacional na próxima temporada.
A campanha do Ação deixa os torcedores mato-grossenses otimistas com a possibilidade de comemorar a segunda promoção consecutiva de um time do estado. Em 2023, o Mixto subiu para a Série A2.
Na primeira fase, o Tuiuiú superou o Nacional-MG com uma vitória agregada de 7 a 0. Nas oitavas de final, empatou com o Sobradinho fora de casa e venceu por 2 a 1 no Dito Souza, em Várzea Grande.
Agora, com a vaga garantida nas quartas de final e a apenas dois jogos do acesso, o Ação venceu o Vila Nova por 2 a 1 no jogo de ida, em Goiânia.
A partida de volta está marcada para o próximo sábado, às 15h (de MT), no Dutrinha. Um empate será suficiente para que o clube faça história e garanta um lugar no Brasileiro Feminino A2 de 2025 – de acordo com o regulamento, os quatro semifinalistas sobem de divisão.
A classificação para a Série A2 do Brasileiro representaria o primeiro acesso nacional da história do Ação. Se o Mixto não conseguir subir para a elite do futebol feminino, Mato Grosso pode ter, de forma inédita, dois clubes na segunda divisão da categoria.