A equipe de Carlo Ancelotti estava em desvantagem de 1 a 0 contra o Bayern de Munique até os 43 minutos do segundo tempo, no jogo de volta da semifinal, quando o contestado atacante Joselu surgiu como protagonista.
Com dois gols do experiente centroavante de 34 anos em um intervalo de apenas três minutos, o Real Madrid executou mais uma virada épica na Champions e garantiu seu lugar na final — no duelo de ida, as equipes haviam empatado por 2 a 2.
Na grande decisão, o clube, detentor de 14 títulos europeus, enfrentará o Borussia Dortmund em uma final inédita. Espanhóis e alemães se enfrentarão no próximo dia 1º de junho, no Estádio Wembley, em Londres. O Dortmund, que chegou à final pela última vez há 11 anos, busca sua segunda taça.
Ancelotti almeja sua terceira Champions pelo Real
Ancelotti, que conduziu o Real Madrid à vitória nas temporadas 2013/2014 e 2021/2022, agora tem a oportunidade de erguer sua terceira taça pelo clube. Com o Milan, ele também foi campeão em duas ocasiões (2002/2003 e 2006/2007).
Até os momentos finais do embate desta quarta, o goleiro Manuel Neuer era o herói do Bayern, com defesas difíceis, inclusive um desvio em um chute de Vinicius Júnior que ainda tocou na trave, mostrando uma atuação excepcional.
Com Neuer mantendo a inviolabilidade do placar de um lado, Alphonso Davies colocou os bávaros à frente aos 23 minutos da etapa final com um belo gol. O canadense recebeu na ponta esquerda, cortou para dentro e acertou o ângulo com um chute de perna direita imparável para Lunin.
Neuer: de herói a "vilão"
O Bayern resistia aos ataques do Real Madrid, com Neuer parecendo imbatível. No entanto, aos 43 minutos, em um chute não tão potente de Vini Jr, o goleiro não conseguiu segurar a bola e, em um lance semelhante à falha de Oliver Kahn na final da Copa do Mundo de 2002, soltou a bola nos pés de Joselu, que havia acabado de sair do banco e empatou o jogo.
Na sequência, em outro ataque dos anfitriões, Rüdiger recebeu um passe na esquerda da área e cruzou para o meio. Joselu apareceu mais uma vez para desviar e dar a vitória ao Real Madrid, que avança para sua 18ª final da Champions League.
Em Wembley, o Borussia Dortmund buscará um feito raro ao enfrentar o Real Madrid em uma decisão europeia e sair vitorioso. Para superar os espanhóis, no entanto, será necessário mais do que uma vantagem nos minutos finais da partida. O Dortmund precisará garantir que, após o apito final, o Real Madrid não tenha nenhuma chance de reverter o placar.
Estatísticas de Real Madrid x Bayern de Munique
Posse de bola: 57% x 43%
Finalizações: 19 x 8
Finalizações no gol: 7 x 5
Grandes chances: 5 x 0
Passes certos: 571 (90%) x 416 (86%)
*Dados do Sofascore