Crédito: Assessoria / Arquivo
No Mundial de Revezamento em Bahamas, o país carimbou a vaga ao vencer a repescagem com velocistas da nova geração: Lucas Carvalho, Lucas Vilas, Vitor Hugo Miranda e Matheus Lima.
Na competição de vôlei de praia, a experiência foi determinante. A dupla Evandro e Arthur Lanci assegurou a quarta e última vaga do país na modalidade ao conquistar o título na etapa de Brasília (elite 16) do circuito mundial.
Em Bahamas, o Brasil iniciou bem a bateria da repescagem com Lucas Carvalho, seguido de Lucas Vilas. Mantendo a liderança, ambos entregaram o bastão a Vitor de Miranda, que, apesar de perder ritmo, conseguiu recuperar a dianteira para entregar o bastão a Matheus Lima.
O cearense de 20 anos, encerrando o quarteto, cruzou a linha de chegada em primeiro lugar, garantindo a vaga para Paris. As outras cinco vagas no Mundial foram para os Estados Unidos (também na repescagem), Trinidad e Tobago, Espanha, Polônia e Índia.
No vôlei de praia, Evandro e Arthur precisavam avançar à final da etapa de Brasília do circuito mundial para assegurar a vaga olímpica. Porém, eles foram além, conquistando o título ao derrotarem os holandeses Immer e Van der Velde na decisão.
Outras duas duplas já garantidas em Paris subiram ao pódio na etapa de Brasília. Líderes do ranking, Duda e Ana Patrícia foram campeãs, enquanto André e George conquistaram o bronze. Bárbara Seixas e Carol Solberg, também confirmadas em Paris, foram eliminadas nas quartas de final.