Crédito: Assessoria / Arquivo
Os números da tragédia são avassaladores: 134,3 mil desalojados, 78 vítimas fatais, 105 desaparecidos e 334 municípios atingidos, conforme relatos da Defesa Civil. Como resposta, todas as partidas de futebol envolvendo times gaúchos foram adiadas.
Para auxiliar as vítimas da emergência no Rio Grande do Sul, diversas ações estão em andamento:
- SOS Chuvas RS (Governo do Rio Grande do Sul - doação via PIX, em conta vinculada ao Banrisul)
- Doações de itens essenciais (colchões, roupas de cama e banho, cobertores etc.): Centro Logístico da Defesa Civil Estadual, situado na Avenida Joaquim Porto Villanova, 101, bairro Jardim Carvalho, em Porto Alegre
- A Secretaria de Saúde também solicita profissionais da área para voluntariado.
Situação na Arena do Grêmio:
Sem energia elétrica e água, o estádio do Grêmio, localizado no bairro Humaitá, na zona norte de Porto Alegre, foi duramente impactado pelas enchentes. O gramado acabou completamente submerso, levando cerca de 500 pessoas a buscar abrigo na Arena, sendo posteriormente encaminhadas para abrigos municipais.
Jovens ilhados:
Os jovens das categorias de base do Grêmio ficaram retidos no Centro de Treinamento Hélio Dourado, em Eldorado do Sul. O clube organizou o envio de alimentos aos atletas por meio de um helicóptero, assegurando a segurança dos aproximadamente 80 alojados no local, conforme comunicado oficial divulgado pelo Tricolor Gaúcho.
Situação no Beira-Rio:
O Centro de Treinamento Parque Gigante e o estádio Beira-Rio, locais de treinamento e jogos do Internacional, respectivamente, também foram alagados, seguindo a mesma situação enfrentada pelo Grêmio. O Internacional chegou a realizar treinos no estádio no sábado, dia 4, mas as atividades previstas para domingo, dia 5, foram canceladas devido às condições adversas.