Fortaleza e Liga Deportiva Universitária de Quito (LDU), do Equador, competem neste sábado (28) pelo título da Copa Sul-Americana de 2023. O embate entre as duas melhores equipes da competição, que contou com 56 clubes, terá lugar às 17 horas no Estádio Domingo Burgueño Miguel, em Punta del Este, no Uruguai.
O clube da capital cearense está fazendo história nesta temporada. Em sua segunda participação na Sul-Americana, que possui 22 edições, já avançou para a final com uma campanha notável.
Em 12 jogos, venceu nove, empatou dois e sofreu apenas uma derrota. Conquistou a liderança do Grupo H na fase inicial e detém o melhor ataque do torneio, com 27 gols.
Caso vença, o Fortaleza consagrará o clube, o estado e a região nordestina - seria a primeira conquista internacional de destaque de um clube dessa região, e o primeiro título em um torneio com a chancela da Fifa.
Por outro lado, a LDU tem uma tradição notável em competições sul-americanas. Venceu a Libertadores em 2008 e conquistou a Sul-Americana em 2009.
Uma curiosidade interessante é o fato de ambos os times serem comandados por treinadores argentinos. Juan Pablo Vojvoda, 48 anos, é um dos técnicos mais respeitados do Fortaleza. Do lado da LDU, a liderança está a cargo de Luis Zubeldía, 42 anos.
"Estar nessa final tem um significado imenso para o clube e, especialmente, para todo o Nordeste do Brasil. É um momento emocionante", afirmou Vojvoda.