Crédito da Foto: Arquivo / Assessoria

O Campeonato Mato-grossense 2025 está prestes a começar, agora com nove times após a desistência do Cáceres. A competição promete ser disputada, com o Cuiabá, tetracampeão estadual e único representante na Série B do Campeonato Brasileiro, sendo o grande favorito a manter sua hegemonia.
O Mixto é o maior campeão estadual, com 24 títulos, seguido pelo Cuiabá, com 13 taças, e o Operário Várzea-grandense, que tem 12. Outras equipes como o Dom Bosco, Luverdense e Sinop possuem três títulos cada, enquanto Operário FC e União têm um título. Academia, Primavera, Nova Mutum e Sport Sinop ainda buscam sua primeira taça.
Regulamento
Na primeira fase, as nove equipes jogarão entre si em um turno único, e as oito melhores avançam para as quartas de final. A equipe que terminar em nono será rebaixada para a segunda divisão. Na fase eliminatória, o líder da primeira fase enfrenta o pior classificado entre os quatro semifinalistas, enquanto o segundo e terceiro colocados disputam as semifinais. A final e a disputa de terceiro lugar serão em jogos de ida e volta.
Vagas para competições nacionais
Os três primeiros colocados garantem vagas na Copa do Brasil, e o campeão e vice têm acesso à Série D do Campeonato Brasileiro. Caso o Cuiabá esteja na final, o terceiro colocado também conquista uma vaga na quarta divisão. Além disso, os finalistas têm direito de disputar a Copa Verde.
Participantes
Cuiabá: Atual tetracampeão e favorito ao título, o Cuiabá manteve o técnico Bernardo Franco e renovou com 13 jogadores do elenco da Série B. O Dourado também contratou o lateral-esquerdo Sander e conta com outros reforços para a temporada.
Sport Sinop: De volta à elite, o Sport Sinop estreia contra o Luverdense. Com Cleberson Tiarinha como grande destaque, o time aposta em novas contratações, incluindo o goleiro colombiano Santiago Castaño.
Luverdense: Um dos principais candidatos à briga pelo título, o Luverdense se reforçou com jogadores experientes, como o lateral Raul Prata, ex-Novorizontino.
Mixto: O clube mais vitorioso do estado, busca retornar ao topo após um longo período sem títulos. O time contratou 21 novos jogadores e aposta no trabalho do técnico Lucas Isotton.
Operário VG: Campeão da Copa FMF 2024, o Operário quer voltar à final do estadual após perder três títulos para o Cuiabá nas últimas edições. A equipe mantém apenas dois campeões da última temporada.
União Rondonópolis: O Colorado, campeão em 2010, chega em mais uma reformulação e aposta na experiência do técnico Leandro Sena para conquistar um título após dez anos de espera.
Nova Mutum: O Azulão da Massa, último time a conquistar o título antes da hegemonia do Cuiabá, aposta em novas contratações, como o atacante Thiago Ribeiro, campeão mundial pelo São Paulo em 2005.
Academia: Completando dez anos, o Academia traz uma mescla de experiência e juventude, com a promoção de 12 jogadores da base para o elenco principal.
Primavera-MT: A equipe do técnico Gelson Conte conta com o retorno de jogadores importantes e a base da campanha no estadual de 2024.
Tabela da 1ª rodada
11 de janeiro (sábado)
União x Mixto | Estádio Luthero Lopes | 15h30
Nova Mutum x Academia | Estádio Valdir Doilho Wons | 15h30
12 de janeiro (domingo)
Operário VG x Cuiabá | Estádio Dito Souza | 18h
Luverdense x Primavera | Estádio Passo das Emas | 18h
O Campeonato Mato-grossense 2025 será transmitido ao vivo pela TV Centro América para todo o estado.
A competição promete ser uma das mais disputadas dos últimos anos!