Crédito da Foto: Reprodução/HNT
A Aldeia São Marcos, na Terra Indígena São Marcos, será palco no dia 13 de dezembro da 2ª edição da São Silvestre indígena, competição promovida pela Prefeitura de Barra do Garças e voltada exclusivamente ao povo Xavante.
Além de estimular a prática esportiva, o evento reforça ações de conscientização contra o alcoolismo e o uso de drogas ilícitas dentro das comunidades.
A corrida contará com cinco categorias, distribuídas conforme a idade dos participantes. A disputa principal, com percurso de 5 quilômetros, será destinada a atletas a partir de 15 anos. Já as provas infantis terão percursos de 50 metros para crianças de 3 a 4 anos; 100 metros para 5 a 7 anos; 200 metros para 8 a 10 anos; e 400 metros para participantes de 11 a 14 anos.
A iniciativa tem o apoio da Polícia Judiciária Civil, que ministrará palestras educativas nas aldeias, abordando os impactos do consumo de álcool e das drogas.
Idealizador da competição, o vice-prefeito Professor Sivirino Souza (MDB) destaca que a corrida fortalece o desenvolvimento social do povo Xavante e pode revelar jovens promessas do atletismo.
Foi em uma edição anterior que surgiu o talento da atleta Tamires Lafonde, hoje destaque nacional entre competidoras de até 16 anos.
O evento também conta com a parceria do Governo de Mato Grosso, Unimed Araguaia, Barra do Garças Associação de Atletismo (BGAAT) e do deputado estadual Beto Dois a Um.










