Crédito da Foto: Raul Baretta / Santos
O empate por 1 a 1 entre Internacional e Santos no Beira-Rio, pela 35ª rodada do Brasileirão, complicou ainda mais a situação das duas equipes na briga contra o rebaixamento. No entanto, o impacto foi especialmente duro para o time paulista, que voltou ao Z-4 e atingiu seu pior índice de permanência no campeonato: 51,96%. Já o Inter, apesar da frustração pelo resultado, agora apresenta 90,27% de chance de se manter na elite, após queda de 4,82 pontos percentuais.
A oscilação das probabilidades também teve forte influência do Vitória. Com a vitória por 3 a 1 sobre o rebaixado Sport, fora de casa, o Rubro-Negro deixou a zona de rebaixamento e registrou o maior salto da rodada: 25,85 pontos percentuais, alcançando 51,83% de probabilidade de disputar a Série A em 2026.
Outro clube bastante afetado foi o Juventude. Derrotado por 2 a 1 pelo São Paulo na Vila Belmiro e longe dos concorrentes diretos, o time gaúcho caiu 6,74 pontos percentuais e agora conta com apenas 2,05% de permanência. A equipe pode se tornar o segundo rebaixado da competição já na próxima rodada.
Também no Z-4 está o Fortaleza. Mesmo com um jogo a menos — já que o confronto com o Atlético-MG foi adiado por causa da final da Sul-Americana — o time cearense viu sua chance de permanência sofrer nova queda: 3,77 pontos percentuais. Agora, o percentual está em 10,38%, afetado pelo aumento da distância para o primeiro time fora da zona.
A disputa contra o rebaixamento passa, neste momento, por quatro clubes que brigam diretamente por três vagas: Santos, Vitória, Fortaleza e Juventude. Apesar disso, matematicamente ainda não há ninguém totalmente livre da ameaça. Porém, equipes como Internacional, Ceará, Vasco, Grêmio, Atlético-MG, Corinthians e Bragantino atravessam situação mais tranquila, todas acima dos 90% de chance de permanecer.
Segundo os cálculos, a pontuação que garante 100% de permanência na Série A é 47 pontos. Abaixo, o comportamento da probabilidade conforme a pontuação:
43 pontos: 76,26%
44 pontos: 92,22%
45 pontos: 98,65%
46 pontos: 99,90%
47 pontos: 100%
Os índices são calculados com base no modelo estatístico do economista Bruno Imaizumi, usando microdados coletados desde 2013 pelo Gato Mestre, que analisam produtividade ofensiva e defensiva das equipes por meio da métrica de expectativa de gols (xG) — padrão internacional na análise de desempenho.
O modelo leva em consideração diversos fatores, como local das finalizações, força do chute, origem da jogada, tempo de partida, valor de mercado dos elencos, idade dos jogadores, altura dos goleiros em bolas aéreas e até a diferença no placar no momento da finalização. A partir disso, as simulações — 10 mil para cada jogo restante — apontam as probabilidades para cada clube.
CHANCES DE LIBERTADORES
O Botafogo garantiu recentemente sua vaga na próxima edição da Libertadores ao derrotar o Grêmio por 3 a 2. Pelo terceiro ano consecutivo, o clube assegura classificação. Restam agora quatro times com chance matemática para as duas últimas vagas diretas, mas apenas dois estão praticamente garantidos: Bahia (99,55%) e Fluminense (98,43%).
São Paulo e Atlético-MG ainda aparecem na disputa, porém com chances remotas: 1,98% e 0,04%, respectivamente. O cenário pode mudar apenas se o campeão da Copa do Brasil ampliar o número de vagas para a competição.
A briga pela entrada direta na fase de grupos segue mais aberta. O Mirassol praticamente selou sua presença no G-5, com 99,14%. Já Botafogo (58,55%), Bahia (23,52%) e Fluminense (18,79%) lutam pelas últimas posições de classificação direta. Flamengo, Palmeiras e Cruzeiro já estão assegurados.
CHANCES DE TÍTULO
Com todos os times do topo já tendo atuado na rodada, as projeções apontam ampla vantagem do Flamengo na disputa pelo título: 93%. O Palmeiras aparece bem atrás, com 6,15%, e o Cruzeiro mantém chance residual, de 0,85%.
O Flamengo, inclusive, pode confirmar o título já nesta terça-feira. Para isso, precisa vencer o Atlético-MG na Arena MRV e torcer por derrota do Palmeiras diante do Grêmio. Caso o Palmeiras apenas empate, o time carioca deixaria a decisão encaminhada, precisando apenas evitar uma improvável reversão de 22 gols de saldo.
Para ser campeão matematicamente, o modelo projeta que a pontuação necessária é de 80 pontos.
CHANCES DE SUL-AMERICANA
As maiores probabilidades de classificação para a Sul-Americana de 2026 são:
São Paulo — 97,96%
Bragantino — 95,15%
Corinthians — 94,91%
Atlético-MG — 90,50%
Grêmio — 73,56%
Vasco — 61,60%
Ceará — 47,01%
Internacional — 27,54%
Vitória — 5,06%
Santos — 4,29%
Fluminense — 1,57%
Bahia — 0,45%
Fortaleza — 0,40%
METODOLOGIA
As projeções utilizam o modelo de Expectativa de Gols (xG) e consideram mais de 4.899 jogos do Brasileirão desde 2013. Cada finalização é analisada com dezenas de variáveis, e os resultados são aplicados em um modelo Poisson Bivariado, seguido de simulações de Monte Carlo para gerar as probabilidades de cada equipe terminar o campeonato em cada posição.










