Crédito da Foto: Arquivo / Assessoria

O programa SER Família Inclusivo, idealizado pela primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, tem transformado a vida de muitas famílias ao promover inclusão e acessibilidade.
A iniciativa do Governo do Estado vai além do auxílio financeiro de R$ 220, oferecendo atendimentos contínuos e firmando parcerias estratégicas para garantir mais qualidade de vida às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Entre as ações de destaque estão a emissão da Carteira de Identificação do Autista (CIA), coordenada pela Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), e a distribuição de credenciais de estacionamento e do selo 'Autista a Bordo', em parceria com o Detran-MT.
Até o momento, cerca de mil selos e credenciais já foram emitidos, proporcionando mais conforto e segurança para as famílias.
A primeira-dama Virginia Mendes ressaltou a importância do projeto para a inclusão social.
“Esse projeto demonstra a empatia e o compromisso do Governo do Estado com a inclusão. Situações simples para muitos podem ser extremamente desconfortáveis para pessoas autistas, como o barulho de buzinas.
Fico feliz em saber que já alcançamos um número significativo de identificações e esperamos ampliar ainda mais o atendimento”, destacou.
Segundo a Setasc, já foram cadastradas 9.861 pessoas com TEA para a emissão da CIA em Mato Grosso.
Como emitir a Carteira do Autista
A carteira pode ser solicitada pelo site: Clique aqui.
Como solicitar a credencial de estacionamento
A emissão online pode ser feita pelo site: Clique aqui.
Não é necessário apresentar novamente os documentos já fornecidos para a CIA.