Crédito da Foto: Rodrigo Coca/Agência Corinthians
Em alinhamento com o novo calendário da CBF, que reduzirá o número de datas dos campeonatos estaduais a partir de 2026, o Paulistão apresentou nesta terça-feira (12), na Mercado Livre Arena Pacaembu, um formato totalmente repaginado — com inspiração clara na Champions League. A próxima edição do torneio promete manter os tradicionais clássicos e, como novidade tecnológica, contará com o uso do impedimento semiautomático a partir das quartas de final.
O campeonato será disputado em 11 datas, com os clubes enfrentando os rivais de seus próprios potes e mais cinco adversários de outros grupos, totalizando oito jogos na fase inicial. Os oito melhores avançam para o mata-mata, em partidas únicas, enquanto os dois últimos colocados serão rebaixados para a Série A2.
O pote A reúne os quatro grandes — Corinthians, Palmeiras, São Paulo e Santos — que encaram equipes dos outros três potes, entre elas clubes do interior e os dois recém-promovidos, Primavera e Capivariano.
O presidente da Federação Paulista de Futebol (FPF), Reinaldo Carneiro Bastos, revelou que ainda há conversas com a CBF para liberar uma 12ª data, com o objetivo de realizar a final em dois jogos.
“Vamos trabalhar para viabilizar essa segunda partida decisiva, que tem importância esportiva e comercial. O formato apresentado hoje é o que conseguimos garantir no calendário”, destacou o dirigente.
Confrontos da primeira fase dos quatro grandes
Santos: Palmeiras, São Paulo, Corinthians, Bragantino, Novorizontino, Velo Clube, Guarani e Noroeste.
Palmeiras: Santos, São Paulo, Corinthians, Novorizontino, Mirassol, Guarani, Portuguesa e Botafogo-SP.
São Paulo: Santos, Palmeiras, Corinthians, Mirassol, São Bernardo, Portuguesa, Ponte Preta e Primavera.
Corinthians: Santos, Palmeiras, São Paulo, Bragantino, São Bernardo, Velo Clube, Ponte Preta e Capivariano.
Com o novo formato, o Paulistão 2026 busca unir tradição e modernidade — valorizando o espetáculo dos clássicos, aproximando-se do modelo europeu e reforçando seu papel como o estadual mais competitivo do país.










