Crédito da Foto: AsCom/Dourado
Apresentado oficialmente em fevereiro, Guto Ferreira chegou ao Cuiabá com a missão de levar o clube de volta à Série A do Campeonato Brasileiro. No entanto, a passagem do treinador foi curta. Após a derrota por 2 a 0 para o Avaí, ele acabou demitido antes mesmo da reta final da competição.
Logo em seguida, o auxiliar fixo Eduardo Barros assumiu o comando técnico, estreando diante do Athletico-PR.
Comparativo entre Guto Ferreira e Eduardo Barros
Sob o comando de Guto Ferreira, o Dourado disputou 21 partidas, conquistando oito vitórias, quatro empates e nove derrotas. O time marcou 24 gols e sofreu 24, encerrando o ciclo com aproveitamento de 44,4%. Apesar de bons resultados fora de casa, como as vitórias sobre Athletic-MG e Volta Redonda, o rendimento como visitante foi um dos principais problemas da equipe.
Com Eduardo Barros, o Cuiabá realizou 15 jogos, obtendo quatro vitórias, sete empates e quatro derrotas. Foram 17 gols marcados e 19 sofridos, resultando em 42,2% de aproveitamento. O time passou a ter mais posse de bola e organização tática, mas continuou apresentando dificuldades ofensivas — e ainda não venceu como visitante sob o comando do novo treinador.
Dificuldades contra equipes da parte de cima
A instabilidade do Cuiabá também aparece quando se analisa o desempenho diante de adversários mais bem colocados. Em 17 partidas contra equipes que estavam acima na tabela, o Dourado somou apenas quatro vitórias, quatro empates e nove derrotas, totalizando 31,3% de aproveitamento.
Por outro lado, contra times da metade inferior da classificação, o rendimento foi bem melhor: nove vitórias, cinco empates e três derrotas, com 62,7% de aproveitamento.
De modo geral, os números mostram que, embora o trabalho de Guto Ferreira tenha apresentado um ataque mais eficiente, o time sofreu defensivamente sob os dois treinadores.
Situação atual
Após o empate com o Goiás, Eduardo Barros declarou em coletiva o desejo de permanecer à frente do time em 2026. Sem chances de acesso, o Cuiabá entra nas duas últimas rodadas da Série B apenas para cumprir tabela, ocupando a 11ª colocação, com 50 pontos.
Próximo compromisso
O Dourado volta a campo no domingo, 16 de novembro, às 16h30 (horário de Brasília) — 15h30 em Mato Grosso —, contra o América-MG, no Estádio Independência, pela 37ª rodada da Série B.










