Crédito da Foto: Andre Durão
Após os jogos do meio de semana, o Flamengo deu mais um passo rumo ao título brasileiro — mesmo tendo perdido o clássico para o Fluminense por 2 a 1, no Maracanã.
As projeções atualizadas indicam aumento na probabilidade de conquista: o Rubro-Negro passou de 65,44% para 69,71% de chances de levantar a taça. Já o Palmeiras, que não saiu do 0 a 0 contra o Vitória no Allianz Parque, viu seu índice cair de 33,39% para 27,87%.
De acordo com o economista Bruno Imaizumi, responsável pelos modelos estatísticos do Gato Mestre, o cenário favorece o Flamengo porque o Palmeiras continua dependente de uma combinação difícil:
— Para o Palmeiras assumir a liderança, precisaria vencer e contar com ao menos um empate do Flamengo. E agora há uma rodada a menos para isso ocorrer — explicou.
Ambos os times têm quatro partidas restantes no Brasileirão. Pela 35ª rodada, o Flamengo recebe o Bragantino no Maracanã, enquanto o Palmeiras enfrenta o Fluminense em casa. Os dois jogos acontecem no sábado, às 21h30.
Como são calculadas as chances
As projeções são baseadas em modelos estatísticos desenvolvidos por Imaizumi, com base em microdados coletados pelo Gato Mestre desde 2013. A metodologia considera:
produtividade ofensiva e defensiva,
desempenho como mandante e visitante,
qualidade dos adversários,
métricas de expectativa de gols (xG) analisadas em 4.895 jogos do Brasileirão.
Assim, um time com ataque e defesa medianos e jogos difíceis fora de casa tende a ter probabilidade menor do que outro com desempenho superior e confrontos favoráveis. Como cada rodada muda os cenários, as chances podem aumentar ou diminuir mesmo sem mudança de posição na tabela.
Metodologia detalhada
As probabilidades utilizam o modelo de Expectativa de Gols (xG), que considera fatores como:
distância e ângulo da finalização;
tipo de jogada e presença do goleiro;
parte do corpo utilizada;
origem da jogada (pênalti, cruzamento, escanteio etc.);
posição do jogador;
intensidade e força do chute;
valor de mercado dos elencos;
tempo de jogo, idade do atleta e altura do goleiro;
diferença no placar no momento de cada finalização.
Essas variáveis geram a pontuação xG a cada ataque. Com isso, os modelos estimam as probabilidades de vitória de cada time em cada jogo.
As previsões são realizadas por meio de dez mil simulações por partida utilizando distribuição Poisson Bivariada e método de Monte Carlo, chegando às chances finais de título e posição na tabela.










