Crédito da Foto: Wagner Carmo/CBAt
O Centro Olímpico de Treinamento (COT) da UFMT, em Cuiabá, será o palco do Campeonato Brasileiro Sub-18 de Atletismo entre os dias 6 e 8 de junho.
O evento, com entrada gratuita, conta com o apoio do Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), e deve reunir 906 jovens talentos do atletismo nacional.
A programação começa nesta sexta-feira (6), às 7h30 (horário local), com a prova de 5.000 metros da marcha atlética. Durante os três dias de competição, o público poderá acompanhar disputas em diversas modalidades, como corridas com barreiras, saltos, lançamentos e revezamentos.
Atletas de 162 clubes representando 23 estados brasileiros participarão do campeonato, que também servirá como seletiva para o Ibero-Americano Sub-18, que será disputado em julho, no Paraguai.
Entre os representantes de Mato Grosso, o destaque é o cuiabano Davi Souza de Lima, de 16 anos, que brilhou nos Jogos da Juventude de 2023 com uma marca de 15,55 metros no salto triplo — uma das dez melhores do mundo em sua categoria. Filho dos ex-atletas olímpicos Cida Souza Lima e Vicente Lenílson, Davi está confiante em competir no "quintal de casa".
“Treinar e competir aqui me dá mais confiança. Quero melhorar minha marca e garantir a vaga para o Ibero-Americano”, afirmou o jovem atleta.
O público poderá acompanhar as provas presencialmente, nas arquibancadas do COT/UFMT, ou assistir à transmissão ao vivo pelo canal Atletismo Brasil, no YouTube, da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt).
A competição é promovida pela CBAt, com apoio da UFMT, da Federação de Atletismo de Mato Grosso (FAMT) e patrocínio das Loterias Caixa.
Estrutura de alto nível
Inaugurado pelo Governo do Estado, o COT da UFMT conta com uma pista de atletismo de padrão internacional. O espaço já foi sede de eventos de grande porte, como o Troféu Brasil, o Brasileiro Sub-23 e o Ibero-Americano de Atletismo, consolidando-se como referência para o atletismo nacional.










