Crédito da Foto: Arquivo / Assessoria
Mato Grosso finalizou sua participação nos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) nesta segunda-feira (27.10) com mais de 50 medalhas conquistadas, sendo 18 na série ouro, a principal da competição nacional, realizada em Uberlândia (MG) e que reuniu cerca de 5 mil atletas com idades entre 12 e 14 anos. Outras 33 medalhas vieram nas séries prata e bronze, consolidando a presença do Estado no pódio.
A delegação mato-grossense contou com 216 estudantes de escolas públicas e privadas de diversos municípios, divididos em blocos de modalidades, cujas viagens foram custeadas pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT). A Secel também organizou as seletivas regionais e estaduais que classificaram os atletas para a competição nacional.
O primeiro bloco competiu entre 7 e 10 de outubro, nas modalidades de badminton, futsal, natação, tênis de mesa, voleibol e vôlei de praia. De 13 a 18 de outubro, ocorreu o segundo bloco, com disputas de atletismo, atletismo adaptado, ciclismo, ciclismo virtual, ginástica rítmica, judô e taekwondo.
O terceiro bloco começou em 19 de outubro e incluiu basquetebol, ginástica artística, handebol, karatê, wrestling e xadrez. Os estudantes desse grupo retornam a Cuiabá nesta terça-feira (28.10).
Destaques e pódios
Entre os campeões mato-grossenses nos Jogos Escolares Brasileiros estão:
David Henrique Gomes – Judô
Maria Eduarda de Noronha – Taekwondo
Luiz Felipe Brasil e Wislaine Moares Rocha – Atletismo
Miguel Moreira Barbosa – Atletismo Adaptado
Equipe da Escola Fernando Leite (Várzea Grande) – Futsal Feminino
Além disso, Mato Grosso garantiu 12 pódios na série ouro, sendo um na segunda posição e 11 na terceira colocação, com destaque para judô e atletismo. Na série prata, os atletas mato-grossenses conquistaram 17 medalhas em atletismo, karatê, wrestling, xadrez, natação, voleibol masculino e vôlei de praia. Já na série bronze, foram mais 16 medalhas em karatê, wrestling, atletismo, atletismo adaptado e taekwondo.
Os Jogos Escolares Brasileiros são realizados pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE), e a participação de Mato Grosso é coordenada pela Secel-MT, em parceria com a Federação Mato-grossense de Desporto Escolar (FMDE).
O desempenho reforça a força do esporte estudantil mato-grossense e a importância de programas de incentivo para jovens atletas em todo o Estado.










