Crédito da Foto: Reprodução/@dfb_team/@azzurri
Duas potências históricas da Copa do Mundo, Itália e Alemanha, enfrentam risco de não disputar o Mundial de 2026, em meio a uma fase complicada nas Eliminatórias Europeias.
A seleção italiana sofreu uma derrota por 4 a 1 para a Noruega e terminou o Grupo I na segunda colocação, ficando dependente da repescagem europeia para tentar a classificação pelo terceiro torneio consecutivo.
Essa situação não é inédita para a Azurra. A Itália ficou de fora das Copas de 2018 e 2022, após ser eliminada por Suécia e Macedônia do Norte, respectivamente. Desde o título de 2006, o time não passou da fase de grupos em 2010 e 2014 e não consegue avançar às oitavas de final.
Enquanto isso, a Alemanha precisa apenas de um empate diante da Eslováquia, nesta segunda-feira (17), às 16h45, para garantir a liderança do Grupo A. No primeiro confronto entre as duas seleções nas Eliminatórias, os alemães foram derrotados por 2 a 0.
Atualmente, Alemanha e Eslováquia somam 12 pontos cada, mas a Alemanha leva vantagem no saldo de gols. Uma derrota forçaria os germânicos a disputar a repescagem europeia, assim como a Itália.
Em meio às críticas sobre a classificação, o técnico italiano Gennaro Gattuso, campeão do mundo em 2006 como jogador, comentou sobre a distribuição de vagas por continente. Segundo ele, regiões como América do Sul e África têm muitas vagas, enquanto a Europa sofre com restrições:
"Olhando para a tabela sul-americana, com 10 equipes e seis vagas diretas, a sétima ainda disputa um playoff contra a Oceania, isso é desproporcional. Precisamos repensar a distribuição. Mas meu foco agora é apenas na partida de amanhã", afirmou Gattuso antes do duelo com a Noruega.










