Crédito da Foto: Arquivo / Assessoria

O Primavera Atlético Clube alcançou um feito inédito ao se sagrar campeão do Campeonato Mato-grossense no último sábado. Com apenas três anos no futebol profissional, a equipe de Primavera do Leste surpreendeu o Cuiabá, vencendo por 1 a 0 no tempo regulamentar e garantindo o troféu na disputa por pênaltis, em plena Arena Pantanal.
Para o técnico Gelson Conte, a dedicação dos jogadores ao longo da competição e a coragem demonstrada na grande final foram determinantes para a conquista histórica.
— O mais importante foi a entrega dos jogadores durante toda a competição e, principalmente, a coragem que tiveram na decisão. Fizemos um grande jogo, os meninos entenderam bem o que trabalhamos na semana, e isso fez a diferença. O grupo se fortaleceu no mata-mata e acreditou até o fim que era possível — destacou o treinador.
Conte também ressaltou a importância do título para a cidade de Primavera do Leste e a necessidade de apoio para os desafios do próximo ano.
— A cidade merece muito essa conquista. Nos abraçou, incentivou e vai comemorar bastante. Agora, o presidente vai precisar do apoio de todos, pois temos um calendário cheio pela frente — completou.
Vagas garantidas em torneios nacionais
Com o título estadual, o Primavera assegurou participação na Copa do Brasil, Copa Verde e Série D do Campeonato Brasileiro de 2026.

Sobre sua permanência no comando da equipe, Conte deixou o futuro em aberto.
— Agora é momento de comemorar, depois vamos sentar e conversar. O clube precisa de planejamento para encarar os desafios do ano que vem, e vamos analisar a melhor decisão — afirmou.
A trajetória do treinador
Aos 56 anos, Gelson Conte chegou ao Primavera na reta final da Copa FMF de 2023, onde fez quatro jogos antes de assumir o comando no Estadual. No Mato-grossense, liderou o time em 14 partidas, conquistando cinco vitórias, seis empates e sofrendo apenas três derrotas, com um saldo de 22 gols marcados e 13 sofridos.

Na carreira, o treinador acumula títulos importantes, como o Campeonato Sul-Mato-Grossense de 2020 pelo Águia Negra e a 3ª Divisão do Campeonato Gaúcho de 2012 pelo Aimoré. Além disso, já comandou equipes como São Luiz, Novo Hamburgo e Avenida, no Rio Grande do Sul, além de passagens por clubes como Águia Negra-MS, Barcelona de Ilhéus-BA e Juventus Jaraguá-SC.
Antes de se tornar técnico, Gelson Conte atuou como atacante, com passagens por Internacional, Ponte Preta e Bragantino. Em 1991, foi artilheiro do Campeonato Gaúcho defendendo o Lajeadense.