Flamengo quer o fim dos campos sintéticos e novas regras para times em recuperação judicial


O documento foi apresentado durante reunião na Confederação Brasileira de Futebol (CBF), que também discutiu outros temas, como o uso do impedimento semiautomático


Data: 11/11/2025 - Por: Da Redação


Crédito da Foto: Gilvan de Souza/Flamengo

Flamengo quer o fim dos campos sintéticos e novas regras para times em recuperação judicial

O Flamengo divulgou, na noite desta segunda-feira, um comunicado intitulado “Fair Play Financeiro”, apresentando uma série de sugestões para aprimorar a gestão e o equilíbrio financeiro do futebol brasileiro. Entre as propostas, o clube defende o fim dos campos sintéticos no país e a criação de restrições a clubes em recuperação judicial.

O documento foi apresentado durante reunião na Confederação Brasileira de Futebol (CBF), que também discutiu outros temas, como o uso do impedimento semiautomático.

Principais propostas do Flamengo

Proibição de gramados artificiais: o clube propõe que os gramados sintéticos sejam banidos de todas as competições profissionais nacionais, argumentando que a diferença nos custos de manutenção em relação aos gramados naturais gera desequilíbrio financeiro entre os clubes e risco à saúde dos atletas.

Regras para clubes em recuperação judicial: o Flamengo sugere impedir que clubes usem o período de suspensão de pagamentos de dívidas como vantagem competitiva. Nesse intervalo, o clube não poderia registrar novos jogadores, e o descumprimento das regras resultaria em perda de pontos.

Controle total de custos: a ideia é que o controle financeiro vá além da folha salarial tradicional, incluindo direitos de imagem, luvas, comissões, bônus e tributos.

Impactos e contexto

Caso aprovada, a proposta poderia afetar diretamente clubes como o Vasco, que enfrenta questionamentos na Justiça sobre sua recuperação judicial. Documentos enviados à 4ª Vara Empresarial do Rio de Janeiro indicam supostas irregularidades na condução do processo e tratamento desigual entre credores.

Por fim, o Flamengo declarou estar disposto a colaborar com a CBF como uma plataforma de apoio na implementação do Sistema de Sustentabilidade do Futebol (SSF), iniciativa que busca estabelecer regras mais claras e justas para o equilíbrio econômico dos clubes brasileiros.

Veja o comunicado do Flamengo:

“O Clube de Regatas do Flamengo vem participando ativamente das discussões sobre o Sistema de Sustentabilidade do Futebol (SSF), um modelo brasileiro de Fair Play Financeiro, conduzidas pela comissão instituída pela CBF.

Com o intuito de contribuir para o aprimoramento das práticas de governança e sustentabilidade no futebol brasileiro, o Flamengo enviou, por escrito, sua posição detalhada à comissão responsável. O compromisso do Flamengo transcende os números, dedicando-se ao esporte, à competição justa e a um Fair Play que represente os verdadeiros princípios do futebol.

Tratamento de clubes em RJ/REJ: impedir que clubes utilizem o período de não pagamento de dívidas (entre a decretação da RJ/REJ e a homologação do acordo) como vantagem competitiva, bloqueando o registro de novos atletas neste período e perda de pontos.

Definição ampla de custos: controlar não apenas a “folha salarial” (CLT), mas também o custo total do elenco, incluindo direitos de imagem, luvas, bônus, comissões de agentes e impostos.

Bloqueio de brechas contábeis: impedir que custos do futebol profissional masculino sejam “maquiados” como investimentos em categorias de base ou em futebol feminino por meio de rateios fictícios.

Controle de caixa mínimo: Implementar indicadores antecedentes, como a necessidade de capital de giro saudável, para prevenir crises de liquidez.

Transações com partes relacionadas: desconsiderar ou limitar transações entre partes relacionadas (ex.: clube e empresa do mesmo dono) que possam inflar as receitas ou ocultar os custos. Aportes de capitais, por exemplo, não devem ser contabilizados como receita recorrente.

Uso de ratings: adotar um sistema de classificação (como o utilizado por consultorias especializadas), no qual clubes com melhor gestão (classificação elevada) tenham mais margem de manobra, criando um incentivo à boa governança.

Sanções eficazes: focar as sanções na restrição de janelas de transferência, e que estas sejam cumpridas integralmente, mesmo que a causa da punição seja sanada, para desestimular a procrastinação.

Implementação do “Teste de Proprietários e Dirigentes”: criação de uma avaliação composta por regras e critérios para determinar se os novos (ou potenciais) proprietários e dirigentes de um clube são aptos para o cargo. O objetivo é proteger a imagem e a integridade da competição e dos clubes, assegurando que os indivíduos que gerenciam ou adquiriram clubes sejam confiáveis e tenham capacidade financeira comprovada.

Exequibilidade Efetiva do Sistema: implementar uma governança aparelhada para executar punições automáticas, com base em dados factuais e financeiros, incluindo a aplicação de punições e restrições.

Proibição de Gramados Artificiais: os gramados de plástico devem ser eliminados imediatamente de todos os torneios nacionais profissionais. A discrepância nos custos de manutenção entre gramados naturais e artificiais provoca desequilíbrios financeiros entre os clubes e prejudica a saúde física de jogadores e atletas.

O Clube de Regatas do Flamengo continuará participando da elaboração e execução do Sistema de Sustentabilidade do Futebol (SSF), conforme a proposta da Confederação Brasileira de Futebol, e já cumprimenta a entidade pela louvável iniciativa” 




Reportagem: Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis






RECEBA NOTÍCIAS ESPORTIVAS EM PRIMEIRA MÃO - CLIQUE AQUI!



COMPARTILHE ESTE CONTEÚDO NAS REDES SOCIAIS




CAMPEONATOS

COMPETIÇÃO: COPA DO BRASIL

CRUZEIRO X CORINTHIANS
CRUZEIRO X CORINTHIANS
MINEIRÃO Data: 10/12/2025 Dia: QUARTA-FEIRA Horário: 20:30

COMPETIÇÃO: COPA DO BRASIL

VASCO DA GAMA X FLUMINENSE
VASCO DA GAMA X FLUMINENSE
SÃO JANUÁRIO Data: 11/12/2025 Dia: QUINTA-FEIRA Horário: 19:00

COMPETIÇÃO: COPA DO BRASIL

CORINTHIANS X CRUZEIRO
CORINTHIANS X CRUZEIRO
NEO QUÍMICA ARENA Data: 14/12/2025 Dia: DOMINGO Horário: 17:00

COMPETIÇÃO: COPA DO BRASIL

FLUMINENSE X VASCO DA GAMA
FLUMINENSE X VASCO DA GAMA
MARACANÃ Data: 14/12/2025 Dia: DOMINGO Horário: 19:30
PATROCINADOR MASTER
BRASILEIRÃO SÉRIE B
ESC TIME P J V E D
Coritiba Coritiba 46 25 13 7 5
Goiás Goiás 44 25 13 5 7
Criciúma Criciúma 42 25 12 6 7
Chapecoense Chapecoense 41 25 12 5 8
Remo Remo 38 25 9 11 5
Cuiabá EC Cuiabá EC 37 25 10 7 8
Novorizontino Novorizontino 37 25 9 10 6
Athletico-PR Athletico-PR 36 25 10 6 9
Avaí Avaí 36 25 9 9 7
Vila Nova Vila Nova 35 25 10 5 10
Operário-PR Operário-PR 34 25 9 7 9
CRB CRB 34 25 10 4 11
Atlético-GO Atlético-GO 32 25 7 11 7
Ferroviária Ferroviária 31 25 7 10 8
Athletic Club Athletic Club 29 25 8 5 12
Botafogo-SP Botafogo-SP 28 25 7 7 11
Volta Redonda Volta Redonda 26 25 6 8 11
América-MG América-MG 25 25 7 5 13
Amazonas Amazonas 24 25 5 9 11
Paysandu Paysandu 21 25 4 9 12
MATO-GROSSENSE 2025
ESC TIME P J V E D
Mixto EC Mixto EC 18 8 5 3 0
Cuiabá EC Cuiabá EC 16 8 4 4 0
Operário-VG Operário-VG 16 8 4 4 0
Primavera Primavera 13 8 3 4 1
Nova Mutum EC Nova Mutum EC 10 8 3 1 4
AGENDA DE EVENTOS






ELIMINATÓRIAS DA COPA
ESC TIME P J V E D
Argentina Argentina 38 18 12 2 4
Equador Equador 29 18 8 8 2
Colômbia Colômbia 28 18 7 7 4
Uruguai Uruguai 28 18 7 7 4
Brasil Brasil 28 18 8 4 6
PARCERIA FUTEBOL AMADOR
Damas da Bola FC Atlético Esportivo Real Sociedade Sporting Black Wolf Unidos do Centro América FC CIPM FC
PATROCINADOR MASTER
Apoie nossos patrocinadores!