Crédito da Foto: Arquivo / Assessoria

A Fifa anunciou nesta quarta-feira (5) a criação do Mundial de Clubes Feminino, que será realizado a cada quatro anos, e da Copa das Campeãs, torneio anual que reunirá as campeãs continentais.
A primeira edição do Mundial de Clubes Feminino acontecerá em 2028, com 16 equipes participantes. A competição contará com cinco clubes da Europa, dois da América do Sul, dois da África, dois da Ásia, dois da Concacaf e mais três times definidos por meio de uma fase preliminar entre representantes de cada confederação.
O formato terá quatro grupos com quatro equipes, avançando para as quartas de final as duas melhores de cada grupo, até a decisão. Não haverá disputa pelo terceiro lugar. O país-sede ainda será definido.
A Copa das Campeãs será disputada anualmente, nos anos sem Mundial. O torneio contará com seis clubes, com o representante da Conmebol garantindo vaga direta nas semifinais.
A primeira edição será realizada em 2026, entre 28 de janeiro e 1º de fevereiro, com datas também já confirmadas para 2027 e 2029. Os locais ainda serão anunciados.
— É um dia histórico para o futebol feminino — destacou Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF, que participou da reunião do Conselho da Fifa por videoconferência.
O Conselho também iniciou o processo de candidatura para as sedes das Copas do Mundo Feminina de 2031 e 2035.

Apenas países da África e da Concacaf poderão concorrer para o torneio de 2031, enquanto a edição de 2035 terá candidaturas de nações africanas ou europeias.