Crédito da Foto: Arquivo / Assessoria

Aos sábados, as escolas da Rede Estadual de Mato Grosso se transformam em centros de convivência e lazer, com o projeto Escola da Família, lançado em 2024 e com a primeira-dama Virginia Mendes como madrinha.
A iniciativa oferece aos estudantes diversas atividades recreativas que vão além da sala de aula, promovendo a integração entre alunos, pais e a comunidade local.
O secretário de Estado de Educação, Alan Porto, explicou que os jovens têm à disposição opções como vôlei, basquete, ping-pong e futsal, além de jogos de mesa, como xadrez e dama.
Para quem prefere algo mais relaxante, há atividades como hidroginástica e recreação na piscina. O projeto também oferece oficinas de judô, tricô, design de unhas e capoeira, permitindo que cada participante escolha a atividade que mais se encaixa com seus interesses.
Virginia Mendes ressaltou a importância da iniciativa para promover um ambiente de bem-estar e inclusão. "O Escola da Família é uma oportunidade para fortalecer os laços familiares e comunitários, criando um espaço onde todos se sintam acolhidos.
Como mãe, acredito que o projeto trará novas perspectivas para todos e proporcionará momentos de diversão e aprendizado para as crianças e jovens", afirmou.
Ela também destacou que o projeto não se limita apenas aos alunos, mas envolve toda a comunidade, criando memórias e experiências que contribuem para a construção de um futuro mais solidário e conectado.
"Estamos juntos construindo um futuro melhor para nossas crianças, nosso futuro", completou.
Adriano Soares da Cruz, morador do bairro Ilza Picolli e pai de um aluno do Colégio Estadual Integrado (CEI-01) Victorino Monteiro da Silva, comentou sobre a importância das atividades, especialmente a hidroginástica.
"Meu filho ficou muito feliz com tudo o que está acontecendo. Agradeço a todos que estão fazendo esse trabalho maravilhoso", disse.
Raiane Monteiro, tia de um estudante do CEI 01, enfatizou a relevância do projeto para as famílias. "É fundamental para as crianças, mas também para as famílias, pois nos permite estar mais presentes e envolvidos no aprendizado e no desenvolvimento dos nossos jovens", destacou.
Expansão para 2025
O projeto piloto em 2024 contou com a participação de 10 escolas, e em 2025, o Escola da Família expandirá para 30 unidades em diferentes regiões do estado, conforme a Gestora da Política de Bem-Estar da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Emanoela Cardoso.
"Essa expansão reforça o compromisso de fortalecer os laços entre a escola e a comunidade, criando um futuro mais colaborativo e humano para todos", afirmou Emanoela.
Escolas Participantes em Cuiabá e Várzea Grande:
Colégio Estadual Integrado – CEI 01 - Victorino Monteiro da Silva
EE Eliane Digigov Santana
EE Diva Hugueney de Siqueira Bastos
Colégio Estadual Integrado – CEI 02 - João Crisóstomo
EE Rafael Rueda
EE Ernandy Maurício Baracat de Arruda
EE Deputado Milton Figueiredo
EE Prof. Marlene Marques de Barros
EE Jaime Verissimo de Campos Junior (Jaiminho)
EE Prof. Elizabeth Maria Bastos Mineiro
Expansão para 2025:
EE Cleufa Hubner (Sinop)
EE Mário Spinelli (Sorriso)
EE Dom Bosco (Lucas do Rio Verde)
EE Pedro Alberto Tayano (Tangará da Serra)
EE 29 DE NOVEMBRO (Tangará da Serra)
EE Andre Antonio Maggi (Sapezal)
EE Patriarca da Independência (Distrito de Progresso)
EE Militar Dom Pedro II Vitória Furlani da Riva (Alta Floresta)
EE Cecilia Meireles (Alta Floresta)
EE Neide Enara (Nova Monte Verde)
EE Militar Dom Pedro II Andre Antonio Maggi (Rondonópolis)
EE Nilce Maria Magalhães (Diamantino)
EE São José do Rio Claro (São José do Rio Claro)
EE José Aparecido Ribeiro (Nova Mutum)