Crédito da Foto: Arquivo / Assessoria
Em uma partida eletrizante na noite desta quarta-feira (14), o Botafogo derrotou o Estudiantes por 3 a 2, no Estádio Nilton Santos, e manteve acesa a esperança de avançar às oitavas de final da Copa Libertadores. Com um gol e uma assistência, Artur foi o grande nome do duelo válido pela quinta rodada do Grupo A.
Com o resultado, o time comandado por Renato Paiva chegou a nove pontos, empatando com os argentinos na tabela, mas ainda em terceiro lugar devido aos critérios de desempate. A Universidad de Chile lidera com 10 pontos. Para avançar de fase, o Glorioso precisa vencer os chilenos na última rodada, em confronto direto marcado para terça-feira (27), às 21h30, novamente no Nilton Santos.
Domínio alvinegro e gol no fim da primeira etapa
Ciente da necessidade da vitória, o Botafogo partiu para cima desde o apito inicial. Com maior posse de bola e volume ofensivo, a equipe carioca criou diversas chances diante de um Estudiantes mais retraído, apostando nos contra-ataques. Apesar de alguns sustos, o time argentino não chegou a exigir grandes defesas de John.
A insistência do Glorioso foi recompensada aos 41 minutos do primeiro tempo. Após belo lançamento de Jair, Artur dominou dentro da área e cruzou na medida para Rwan Cruz completar para o fundo das redes: 1 a 0.
Emoção, reviravoltas e herói no fim
O segundo tempo começou com o Botafogo mantendo o ímpeto. Logo aos seis minutos, Alex Telles cobrou escanteio, o goleiro Mansilla falhou na saída, e Igor Jesus ampliou para 2 a 0. Parecia encaminhado, mas o Estudiantes não se entregou.
Aos 16, após toque no braço de Gregore dentro da área, o árbitro marcou pênalti. Palacios bateu com categoria e descontou. O técnico Renato Paiva demorou a reagir com mudanças, e o time sofreu com a pressão adversária. Aos 32, após cruzamento de Arzamendía, Jair tentou afastar e acabou entregando nos pés de Palacios, que empatou.
Mas a noite ainda reservava um final feliz para a torcida alvinegra. Aos 39 minutos, Marlon Freitas lançou Artur, que fez linda jogada individual, driblou o marcador com um "caneta" e finalizou com frieza para garantir a vitória do Botafogo: 3 a 2.
Ficha técnica – Botafogo 3 x 2 Estudiantes (ARG)
Competição: Copa Libertadores – 5ª rodada do Grupo A
Data: 14 de maio de 2025
Local: Estádio Nilton Santos, Rio de Janeiro (RJ)
Público: 26.613 (24.691 pagantes)
Renda: R$ 1.179.269,50
Árbitro: Juan Benítez (PAR)
VAR: Ulises Mereles (PAR)
Cartões amarelos: Cuiabano (BOT); Ascacíbar, Arzamendía, Meza (EST)
Gols: Rwan Cruz, 42'/1ºT (1-0), Igor Jesus, 6'/2ºT (2-0), Palacios, 16'/2ºT (2-1), Palacios, 32'/2ºT (2-2), Artur, 39'/2ºT (3-2)
Botafogo: John; Vitinho (Mateo Ponte, 37'/2ºT), Jair, David Ricardo, Alex Telles (Jeffinho, 37'/2ºT); Gregore, Marlon Freitas (Allan, 43'/2ºT), Cuiabano; Artur (Danilo Barbosa, 43'/2ºT), Rwan Cruz, Igor Jesus (Nathan Fernandes, 28'/2ºT).
Técnico: Renato Paiva
Estudiantes: Mansilla; Santiago Núñez, Boselli (Cetré, 32'/2ºT), Facundo Rodríguez; Meza, Gabriel Neves (Piovi, 13'/2ºT), Ascacíbar, José Sosa (Farías, 13'/2ºT), Arzamendía; Medina; Palacios, Alario (Giménez, 13'/2ºT).
Técnico: Eduardo Dominguez










