Crédito da Foto: Arquivo / Assessoria

Neste sábado, 8 de março, celebramos o Dia Internacional da Mulher, e a data marca o início da contagem regressiva para a estreia da jovem piloto Maria Nienkötter, de 18 anos, no TCR South America Banco BRB, campeonato continental no qual ela representará o Brasil.
A piloto catarinense, natural de Florianópolis, terá seu primeiro treino oficial no dia 28 de março, em Rosário, na Argentina. Com essa entrada histórica no automobilismo, o Brasil comemora pela primeira vez na história três mulheres competindo no automobilismo internacional em uma única temporada.
Além de Maria, outras duas brasileiras farão parte do automobilismo internacional em 2025: Aurélia Nobels, 18 anos, e Rafaela Ferreira, 19 anos. Ambas foram selecionadas para disputar a Formula 1 Academy, categoria organizada pela FIA com o objetivo de revelar novos talentos femininos para o automobilismo.
Essas três jovens têm suas carreiras impulsionadas por competições promovidas pela Vicar, a principal organizadora de eventos do automobilismo sul-americano.
"Estrear com 18 anos em uma categoria internacional é algo muito além dos meus sonhos. Fiquei muito feliz por vencer a seletiva no ano passado e agora sinto que tenho a responsabilidade de representar as mulheres no automobilismo", disse Maria Nienkötter.
Ela também destacou a importância de ver mais mulheres no esporte, mencionando suas colegas de profissão: "Acredito que seria muito importante ver uma brasileira conquistando bons resultados em campeonatos internacionais, e torço bastante pela Rafaela e pela Aurélia. Seria sensacional ver nós três abrindo caminho para mais garotas que sonham com o automobilismo e batalham para se tornar profissionais, correndo em pistas ao redor do mundo."
Maria ainda comentou sobre o seu ano de estreia: "Neste ano, serão dez autódromos diferentes. Meu pai e meu tio, Fernando e Leo, foram pilotos e me ajudam muito, mas sei que vou aprender bastante com uma equipe de alto nível ao meu lado. E, claro, vou aproveitar cada momento."
A temporada de 2025 traz um cenário promissor para as mulheres no automobilismo brasileiro. Além das três pilotas brasileiras competindo internacionalmente, várias outras estarão em ação no Brasil, buscando vitórias e títulos em campeonatos organizados pela Vicar, como Stock Light, Turismo Nacional e TCR South America Banco BRB.
Além disso, o Brasil contará com pelo menos 16 pilotas e 4 navegadoras competindo em diferentes modalidades, incluindo o Rally dos Sertões, a Copa Truck e a Porsche Cup Brasil. Ao todo, 23 mulheres estarão em ação no automobilismo brasileiro, representando o país com força e determinação.
Brasileiras no exterior:
Aurélia Nobels – Fórmula 1 Academy, equipe Puma
Rafaela Ferreira – Fórmula 1 Academy, equipe Racing Bulls
Maria Nienkötter – TCR South America Banco BRB, equipe Cobra Racing Team
Brasileiras em ação no Brasil:
Antonella Bassani – Porsche Cup Brasil
Bia Figueiredo – Copa Truck, equipe ASG Motorsport
Bia Martins – Turismo Nacional, equipe GS Sports
Bruna Dias – Turismo Nacional, equipe Porthack
Bruna Tomaselli – Stock Light, equipe SG28 Racing
Cecília Rabelo – Porsche Cup Brasil
Cristina Starling (navegadora) – Rally dos Sertões, equipe Can-Am
Débora Rodrigues – Copa Truck, R9 Competições
Elisa Lacerda (navegadora) – Mitsubishi Cup, Spinelli Racing
Helena Deyama – Rally dos Sertões, equipe Can-Am
Joseane Koerich (navegadora) – Rally dos Sertões, X-Rally Team
Kaká Magno – Stock Light, equipe Infinity Competições
Letícia Bufoni – Porsche Cup Brasil
Manu Clauset – Fórmula Delta
Maria Luiza Bedin – Turismo Nacional, equipe GS Sports
Minae Miyauti (navegadora) – Mitsubishi Cup, equipe Accert Competições
Moara Sacilotti – Rally dos Sertões, Kawasaki Racing; South American Rally Race, equipe MSI Motorsport; Mitsubishi Cup, equipe Spinelli Racing
Pâmela Bozanno – Rally dos Sertões, equipe EMS Rally Team
Renata Camargo – Turismo Nacional, equipe Brandão Motorsport
Thaline Chicoski – Copa Hyundai HB20 e AMG Cup Brasil