Crédito da Foto: AsCom/Dourado
O Cuiabá vive os momentos finais da Série B do Campeonato Brasileiro já projetando a temporada 2026. Com a permanência assegurada e sem mais chances de acesso, o clube mato-grossense prepara uma reformulação no elenco e pretende utilizar mais jogadores formados nas categorias de base nas duas últimas rodadas da competição.
Segundo informações do ge, nomes como Bruno Alves, Mateusinho, Lucas Mineiro, Alejandro Martínez, Juan Christian, Jader e Safira (que já deixou o grupo) não devem ser relacionados para as partidas contra América-MG e Criciúma. Parte desses atletas pode ser negociada ou liberada ao término da atual temporada.
Bruno Alves, Mateusinho e Juan Christian possuem contratos mais longos, o que exigirá acordos específicos para rescisão, venda ou empréstimo. O lateral Mateusinho, inclusive, está perto de ser negociado em definitivo. Já Alejandro Martínez, Jader e Safira têm vínculos de empréstimo até o fim de 2025 e não devem permanecer no clube.
O presidente do Cuiabá confirmou a intenção de dar mais espaço aos jovens formados na base neste fim de campeonato.
— Nesta reta final, vamos priorizar os meninos. Nossa posição já está consolidada na tabela, então é o momento ideal para dar mais minutagem e experiência aos garotos — afirmou o dirigente.
Entre os atletas da base que já vêm sendo utilizados estão o lateral Marcelo e o meia David. Outros nomes que podem ganhar oportunidades são Victor Barbara, Gabriel Mineiro, Luis Soares, Nathan Cruz, Dudu, Luiz Felipe e Jadson.
Além do planejamento esportivo, a diretoria também trabalha na parte administrativa e financeira. Há pendências salariais referentes ao último mês, mas o clube garantiu que está regularizando a situação paralelamente às negociações de saídas.
— Agora começamos o processo de acertos e desligamentos — reforçou o dirigente.
Atualmente, o Dourado ocupa a 11ª posição na Série B, com 50 pontos. O time encerra sua participação enfrentando o América-MG fora de casa e o Criciúma na Arena Pantanal.
A temporada 2025 é vista internamente como abaixo das expectativas. O Cuiabá foi vice-campeão mato-grossense, caiu ainda na primeira fase da Copa do Brasil diante do Porto Velho e não conseguiu atingir a principal meta do ano: o retorno à elite do futebol brasileiro.










