Crédito da Foto: Arquivo / Assessoria
A fase de grupos da Libertadores chegou ao fim nesta terça (27) e quarta-feira (28) com partidas decisivas que definiram o destino de vários clubes, incluindo três brasileiros que avançaram às oitavas de final.
No Grupo F, o Internacional garantiu a liderança após vencer o Bahia por 2 a 1 no Beira-Rio. Apesar de ter sofrido o primeiro gol com Jean Lucas, o time gaúcho reagiu com Vitinho, que empatou ainda no primeiro tempo, e Borré, que marcou o gol da virada na etapa final. Com 11 pontos, o Colorado assegurou a primeira colocação do grupo, beneficiado também pela derrota do Atlético Nacional para o Nacional do Uruguai.
Já o Palmeiras fez sua despedida na fase de grupos com uma goleada histórica de 6 a 0 sobre o Sporting Cristal, no Allianz Parque. Estêvão, Flaco López (duas vezes), Raphael Veiga, Facundo Torres e Paulinho marcaram os gols do Verdão, que garantiu a melhor campanha geral da fase. A partida também foi especial para Estêvão, que se despediu do estádio como jogador palmeirense, sendo mais uma vez destaque.
No Maracanã, o Flamengo teve uma noite tensa, mas saiu vitorioso diante do Deportivo Táchira por 1 a 0. O gol salvador foi de Léo Pereira, e o goleiro Rossi fez uma defesa crucial no último lance para garantir a classificação do Rubro-Negro, que ficou em segundo lugar no Grupo C. Com 11 pontos, o Flamengo terminou atrás da LDU, líder do grupo com saldo superior.
O Bahia, que retornou à Libertadores após 36 anos, terminou na terceira colocação do grupo, com 7 pontos e saldo de gols inferior ao dos uruguaios, e vai disputar os playoffs da Copa Sul-Americana.
O Grupo C foi um dos mais disputados, com três times somando 11 pontos. O Central Córdoba-ARG, apesar da boa campanha, ficou fora da Libertadores e também seguirá para a Sul-Americana. O Deportivo Táchira encerrou sua participação sem pontos.
O sorteio das oitavas de final será realizado na próxima segunda-feira, dia 2 de junho, na sede da Conmebol, em Luque, Paraguai. O Flamengo, classificado em segundo lugar, estará no pote 2, podendo enfrentar clubes brasileiros como Palmeiras, Internacional, São Paulo ou Fortaleza, que ainda luta pela vaga.
Além dos classificados às oitavas, os terceiros colocados de cada grupo disputarão os playoffs da Copa Sul-Americana. Entre os brasileiros, Botafogo, São Paulo, Internacional, Flamengo e Palmeiras já garantiram presença no mata-mata da competição secundária.
Times classificados às oitavas da Libertadores:
Grupo A: Estudiantes e Botafogo
Grupo B: River Plate e Universitario
Grupo C: LDU e Flamengo
Grupo D: São Paulo e Libertad
Grupo E: Racing
Grupo F: Internacional e Atlético Nacional
Grupo G: Palmeiras e Cerro Porteño
Grupo H: Vélez Sarsfield e Peñarol










