Crédito da Foto: Marcio Dolzan/Lance! via R7
A CBF anunciou, nesta segunda-feira (10), que o recurso de impedimento semiautomático será adotado oficialmente a partir da rodada de abertura do Campeonato Brasileiro de 2026, marcada para o dia 28 de janeiro. A confirmação aconteceu durante a primeira reunião do Grupo de Trabalho da Arbitragem, realizada na sede da entidade, no Rio de Janeiro, com participação de representantes de clubes e federações.
Segundo o vice-presidente de Governança da CBF, Xaud, o sistema é parte do processo de modernização da arbitragem nacional.
“A modernização começa com o impedimento semiautomático. Nosso Brasileirão, que começa em 28 de janeiro, já contará com essa implementação”, afirmou.
A entidade planeja utilizar as últimas rodadas do Brasileirão deste ano e as finais da Copa do Brasil para realizar testes offline da tecnologia — ou seja, com análise técnica e coleta de dados, mas sem interferência no andamento das partidas em campo.
Xaud reforçou que, além da nova tecnologia, há um investimento amplo em capacitação de árbitros e evolução estrutural da arbitragem:
“Estamos investindo em áreas que há anos não recebiam atenção adequada. São ações de treinamento, parte física, teórica e educação continuada. Criar um Grupo de Trabalho envolvendo também os clubes é parte desse processo.”
Grupo de Trabalho terá 60 dias para propostas
O GT da Arbitragem terá prazo de 60 dias para discutir e apresentar melhorias ao sistema de arbitragem brasileira. O grupo é presidido por Netto Góes, presidente da Federação Amapaense de Futebol, enquanto Helder Melillo, diretor executivo da CBF, será o relator.
A maioria das equipes das Séries A e B enviaram representantes para participar do debate. No encontro desta segunda-feira, o funcionamento do impedimento semiautomático foi o primeiro tema detalhado no painel apresentado pela entidade.










