Crédito da Foto: Secom/MT

O MT Hemocentro, único banco de sangue público de Mato Grosso, realizará coletas neste sábado, dia 11 de janeiro, das 7h30 às 12h. A iniciativa tem como objetivo facilitar o acesso à doação para quem não consegue comparecer durante os dias úteis.
Atualmente, todos os tipos sanguíneos são necessários, com destaque para os tipos O- e A-, que estão em estado de atenção. Segundo a diretora do MT Hemocentro, Gian Carla Zanela, essa ação busca reforçar os estoques de sangue da unidade.
“Começamos o ano com baixos níveis de estoque, e por isso faremos essa abertura excepcional no sábado. Convidamos os doadores que não têm disponibilidade durante a semana e aqueles que desejam ajudar ao próximo a participarem da doação de sangue”, destacou.
Para doar, é necessário apresentar documento oficial com foto, pesar pelo menos 50kg, estar em boas condições de saúde e ter feito uma refeição leve. A idade permitida para doação vai de 16 a 69 anos, desde que os doadores acima de 60 já tenham realizado uma doação antes dessa idade.
Homens podem doar até quatro vezes ao ano, com intervalo de dois meses entre as doações, enquanto as mulheres podem realizar até três doações anuais, com intervalo de três meses. Cada doação coleta até 450 ml de sangue. Após a doação, é recomendado evitar atividades físicas intensas e o consumo de bebidas alcoólicas.
Serviço
O agendamento para doação de sangue pode ser feito pelo Sistema de Agendamento do MT Hemocentro ou pelos telefones (65) 98433-0624 (WhatsApp, apenas mensagens) e (65) 3623-0044, ramais 2024, 2025 e 2026.
O banco de sangue também fornece atestado de comparecimento para os doadores. Caso o voluntário compareça e não possa doar por algum motivo, um comprovante de presença será disponibilizado para justificar a ausência no trabalho.