Crédito da Foto: Gianni Zeta/Federación Deportiva Peruana de Béisbol

O Brasil está de volta ao Mundial de Beisebol! Após 13 anos, a seleção masculina assegurou sua vaga para a edição de 2026 ao derrotar a Alemanha por 6 a 4 na noite de quinta-feira (6), nas Eliminatórias do World Baseball Classic (WBC), disputadas em Tucson, Arizona (EUA). Com isso, o time garantiu a segunda e última vaga da competição.
A fase de grupos do Mundial será realizada entre 5 e 11 de março de 2026, reunindo 20 seleções. O torneio acontecerá em três sedes: Japão, Estados Unidos e Porto Rico.
A classificação representa um passo importante para o crescimento do beisebol brasileiro, especialmente visando os Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028, quando a modalidade voltará ao programa olímpico. Nos últimos anos, a seleção tem acumulado feitos históricos, como a medalha de prata inédita nos Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023 e o vice-campeonato no Sul-Americano do ano passado.
A trajetória do Brasil nas Eliminatórias teve altos e baixos. A equipe estreou com derrota para a Colômbia por 5 a 0, mas se recuperou ao vencer a Alemanha por 9 a 7 na segunda rodada. Em seguida, superou a China com um expressivo 12 a 2. Com a Colômbia já classificada em primeiro lugar, Brasil e Alemanha se enfrentaram novamente na quinta-feira (6) para definir a última vaga, com a seleção brasileira levando a melhor.
O Mundial de Beisebol contará com as seguintes seleções: Brasil, Colômbia, Estados Unidos, Porto Rico, Venezuela, Panamá, Nicarágua, México, República Dominicana, Cuba, Canadá, Japão, Coreia do Sul, Taiwan, Grã-Bretanha, Israel, Itália, Holanda, República Tcheca e Austrália.