Crédito da Foto: André Durão

O Botafogo não conseguiu reverter a desvantagem e ficou com o vice-campeonato da Recopa Sul-Americana. Na noite desta quinta-feira (27), no Estádio Nilton Santos, o Alvinegro foi derrotado por 2 a 0 pelo Racing, que garantiu o título com um placar agregado de 4 a 0.
Domínio argentino do início ao fim
Após perder o jogo de ida por 2 a 0, o Botafogo entrou em campo precisando de uma vitória por dois gols para levar a decisão para a prorrogação.
Porém, o Racing controlou as ações desde o início, criando várias chances claras, mas parando nas defesas de John. Mesmo sem balançar as redes, os argentinos dominaram a primeira etapa, enquanto o Botafogo teve atuação apagada.
Segundo tempo decisivo
Na etapa final, o Racing manteve o controle e abriu o placar logo aos 4 minutos com Zaracho, em belo chute que surpreendeu John.
Com a vantagem ampliada, os visitantes não diminuíram o ritmo e marcaram o segundo gol com Zuculini aos 23 minutos, consolidando a vitória. O goleiro alvinegro ainda evitou um placar mais elástico com boas defesas nos minutos finais.
Temporada frustrante
O resultado amplia a má fase do Botafogo em 2025. O time já havia perdido a Supercopa do Brasil para o Flamengo e foi eliminado precocemente do Campeonato Carioca, ficando sem vaga na Copa do Brasil 2026.
A equipe ainda pode garantir participação na próxima Copa do Brasil caso conquiste a Copa Libertadores, a própria Copa do Brasil deste ano ou termine entre os classificados para a Libertadores no Brasileirão.
Próximos desafios
Agora, o Alvinegro volta a campo apenas no dia 29 de março, contra o Palmeiras, fora de casa, na estreia do Campeonato Brasileiro.
O técnico Renato Paiva terá um mês para ajustar a equipe e buscar uma reação na temporada.
FICHA TÉCNICA
BOTAFOGO 0 x 2 RACING
Data e horário: 27 de fevereiro, às 21h30 (de Brasília)
Competição: Final da Recopa Sul-Americana (volta)
Local: Estádio Nilton Santos, Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Jesús Valenzuela (VEN)
Assistentes: Jorge Urrego (VEN) e Tulio Moreno (VEN)VAR: Juan Soto (VEN)
Cartões amarelos: Gregore, Jair, Alexander Barboza (BOT); Vietto, Maravilla Martínez, Nardoni (RAC)Gols: Zaracho (RAC), aos 4 min do 2° tempo; Zuculini (RAC), aos 23 min do 2° tempo
BOTAFOGO: John; Vitinho (Mateo Ponte), Jair, Alexander Barboza e Alex Telles; Gregore (Rwan), Marlon Freitas e Savarino (Newton); Artur (Jeffinho), Matheus Martins (Kayke Queiroz) e Igor Jesus
Técnico: Cláudio Caçapa
RACING: Arias; Di Cesare, Colombo e Quirós; Martirena (Mura), Zuculini (Almendra), Nardoni e Rojas; Maravilla Martínez (Solari), Vietto (Zaracho) e Salas
Técnico: Gustavo Costas