Crédito da Foto: Arquivo / Assessoria

A estudante mato-grossense Aline Haenisch foi convocada para a 1ª fase do Camping Escolar Paralímpico 2025, promovido pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).
O evento acontece de 26 de janeiro a 1º de fevereiro, em São Paulo (SP), reunindo jovens talentos do paradesporto nacional. Bolsista do programa OlimpusMT, da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), Aline se destacou nas Paralimpíadas Escolares 2024 ao conquistar três medalhas de ouro na natação, garantindo sua vaga para essa imersão de alto rendimento.
“Estou aprendendo muita coisa, terei muito aprendizado para levar a Mato Grosso. A rotina é intensa, puxada, mas essa experiência está sendo incrível”, afirmou a atleta, que tem deficiência visual.
Durante o camping, a nadadora participa de treinos, testes físicos, avaliações técnicas e palestras com especialistas e atletas experientes. Além disso, o evento conta com acompanhamento de fisioterapeutas, psicólogos e nutricionistas, proporcionando um suporte completo para os jovens talentos.
Aline integra a equipe de natação do Centro de Referência Paralímpico de Várzea Grande e treina sob orientação da professora Daniele Vilela. Outra atleta do grupo, Nathália Arruda, também foi convocada, mas não pôde participar devido a problemas de saúde.
Além de Aline, Mato Grosso também é representado no Camping Paralímpico pelo mesatenista Emanuel Ferreira Da Silva, de Sinop.
No total, 129 atletas de 11 a 17 anos, vindos de 20 estados e do Distrito Federal, participam da primeira fase do Camping Escolar Paralímpico 2025. A seleção foi feita com base nos desempenhos nas Paralimpíadas Escolares e inclui atletas de dez modalidades. O CPB oferece hospedagem, alimentação, uniforme e transporte aos participantes.
Aos 17 anos, Aline disputou sua última edição das Paralimpíadas Escolares em 2024 e vê a convocação como um reconhecimento pelo esforço e dedicação.
“Esse mérito não é só meu. Conto com o apoio de técnicos, staffs e do Bolsa Atleta do Governo de Mato Grosso, que me auxilia com transporte, alimentação, suplementação e materiais esportivos. Todo esse suporte tem sido essencial para minha evolução na natação”, destacou a nadadora paralímpica.