Crédito da Foto: Arquivo / Assessoria
O primeiro grupo de estudantes que representa Mato Grosso nas Paralimpíadas Escolares embarcou nesta segunda-feira (17) para São Paulo (SP). Os jovens atletas, com idades entre 11 e 17 anos, competirão até sexta-feira (21) nas modalidades de atletismo, goalball, halterofilismo e taekwondo.
A viagem é custeada pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), que também chefia a delegação e organizou as seletivas estaduais para definir os representantes do Estado na competição nacional.
“Esses jovens são exemplos de orgulho e superação para todos nós. É gratificante oferecer políticas públicas que proporcionam essa experiência incrível no esporte paralímpico”, afirmou o secretário da Secel, David Moura.
Consolidada como uma das principais iniciativas de identificação e formação de jovens talentos do esporte paralímpico no país, a competição reúne mais de 2 mil atletas das 27 unidades federativas.
A cerimônia de abertura aconteceu na noite de segunda-feira (17). Na terça-feira (18), os atletas passam pela classificação funcional, que organiza os competidores de acordo com o grau de deficiência em cada modalidade. As disputas começam na quarta-feira (19), a partir das 8h.
Nesta primeira etapa, 29 atletas representam Mato Grosso. Já no segundo bloco de competições, de 26 a 28 de novembro, o Estado levará mais 23 atletas para disputar modalidades como natação, badminton, tênis de mesa e bocha.
Ao todo, a delegação mato-grossense inclui representantes de Alta Floresta, Cuiabá, Cáceres, Lucas do Rio Verde, Paranatinga, Rondonópolis e Várzea Grande, além de técnicos, atletas-guias, acompanhantes e assistentes.
Organizadas pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), as Paralimpíadas Escolares reúnem atletas com deficiência física, visual e intelectual, e toda a programação acontece no Centro de Treinamento Paralímpico (CT), em São Paulo.










